Imprensa

Gustavo Mota | 04/12/2024 09:21

04/12/2024 09:21

19983 visualizações

Safra de milho em Xanxerê se destaca em 2024 com baixa incidência de doenças

Desde a 3ª safra, monitorada a partir de julho, os dados indicam pouca pressão de doenças na região.

O ano de 2024 tem se mostrado favorável para a cultura do milho em Xanxerê. A baixa incidência de cigarrinha-do-milho e, consequentemente, das doenças relacionadas ao complexo do enfesamento têm contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras.

Desde a 3ª safra, monitorada a partir de julho, os dados indicam pouca pressão de doenças na região. Essa condição, atípica em relação a anos anteriores, gera expectativas positivas entre os produtores, apontando para uma colheita promissora com perdas mínimas associadas a pragas e enfermidades.

As informações ressaltam o papel do manejo adequado e das condições climáticas, que têm sido aliadas dos agricultores na consolidação de uma safra mais produtiva e de qualidade.

Jeferson João Soccol, extensionista rural na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), atua como Agente Técnico de Nível Superior I e possui uma sólida formação acadêmica e técnica. Técnico em agropecuária pelo Instituto Federal Catarinense de Concórdia (2009), graduou-se em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2013. Em 2015, concluiu o mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com ênfase na fisiologia e tecnologia pós-colheita de frutos e plantas ornamentais de clima temperado. Com vasta experiência no setor, Soccol é uma referência na área agrícola, compartilhando informações técnicas essenciais para o desenvolvimento da produção rural.

Deixe seu comentário