Atualidades

Lance Notícias | 15/09/2023 09:05

15/09/2023 09:05

45012 visualizações

Saúde mental quebrando barreiras: do presencial ao online em busca pelo autocuidado

A ação setembro amarelo, focada na saúde mental, deve ser constante durante todo decorrer do ano. Nesse âmbito, o Grupo Lance Notícias, na busca por incentivar e encorajar a população voltar o olhar para si, conversou com Denise Panisson, Psicoterapeuta, para explanar de forma simplificada como funciona o autocuidado com sua saúde mental. A atenção […]

Saúde mental quebrando barreiras: do presencial ao online em busca pelo autocuidado

A ação setembro amarelo, focada na saúde mental, deve ser constante durante todo decorrer do ano. Nesse âmbito, o Grupo Lance Notícias, na busca por incentivar e encorajar a população voltar o olhar para si, conversou com Denise Panisson, Psicoterapeuta, para explanar de forma simplificada como funciona o autocuidado com sua saúde mental.

A atenção ao seu corpo e sua mente deve ser praticada todos os dias, assim, Denise dá ênfase:

— Vou fazer uma pequena analogia da saúde mental com um carro. Sabemos que é preciso fazer manutenções regularmente para que o automóvel funcione adequadamente e não coloque a sua segurança em risco. Mas por qual motivo você não faz isso com a sua mente e o seu corpo? Quantas vezes eles deram sinal a você que as coisas não estavam bem e você ignorou ou até mesmo achou que isso ia passar? Ou mesmo deu ouvidos as pessoas que dizem ser frescura — enfatiza.

Vivendo um momento onde, ainda, há resquícios e autocobrança de uma pós pandemia, desse modo, todos os momentos experenciados geraram grandes impactos na saúde, principalmente, psíquica. Desta maneira, a Psicoterapeuta comenta:

— Quando se fala em saúde mental, estamos falando do seu bem-estar, da sua qualidade de vida, da qualidade dos seus pensamentos, em como você lida com as situações desafiadoras, dos seus conflitos internos, da correria do dia a dia, do seu tempo de folga, enfim, tudo o que você pensa. Quando a sobrecarga e as cobranças internas são excessivas, a mente vai padecendo até não suportar mais — comenta.

Dar ouvidos às suas dores e angustias é dar oportunidade para a busca de ajuda, mesmo que ela comece com um ente querido, e, a maneira que sua vida percorrer, a ajuda profissional será um grande passo para melhores resultados.

Pensando no esclarecer sobre saúde mental, Denise Panisson vai além do contato pessoal com o cliente, seu objetivo em compartilhar a realidade e incentivar as pessoas a olharem para si, continua nas redes sociais, onde diariamente atua com motivação em palavras e uma conexão direta com a pessoa do outro lado da tela.

Do atendimento presencial ao online, a profissional da área da saúde mental finaliza:

— Você é joia rara. Cuide-se! — Finaliza.

Deixe seu comentário