Além disso, também é necessário cuidado com a limpeza das peças, preferindo doar peças limpas, sem odor, mofo ou manchas
A Central de Doações do município de Xanxerê tem enfrentado desafios em relação à qualidade dos materiais doados pela população. Mesmo que já utilizadas, muitas das peças recebidas têm chegado em condições impróprias para uso, o que impede a destinação para as pessoas que necessitam.
Entre os casos mais comuns estão calçados descolados, luvas e meias sem o par, roupas sujas, rasgadas, sem elástico e com zíperes estragados. Itens como esses precisam ser descartados durante o processo de triagem, realizado por uma equipe antes de encaminhá-los para a doação.
A secretária de Assistência Social, Fabiana Mascarello, destaca que doar itens em más condições é apenas transferir um problema, já que elas poderiam ter sido encaminhadas diretamente para a reciclagem. “Doar roupas é um gesto nobre, mas que exige responsabilidade. Selecione para doação as peças que você mesmo usaria, não o que está sujo, quebrado ou sem condições de uso”, ressalta.
Além disso, também é necessário cuidado com a limpeza das peças, preferindo doar peças limpas, sem odor, mofo ou manchas. A secretária ainda destaca a importância das doações, que garantem uma vivência mais justa, promovendo a sustentabilidade e a destinação solidária dos itens. Interessados em doar podem comparecer à Central de Doações, que fica localizada na rua José de Miranda Ramos, número 870.


