Saúde

Kaulan Nunes | 27/03/2025 14:11

27/03/2025 14:11

4366 visualizações

Secretaria de Saúde aplica larvicida em pontos do Rio Xanxerê

Mais de 4.500 bocas de lobo já foram tratadas

A Secretaria de Saúde de Xanxerê realizou na manhã desta quinta-feira (27) uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti com a aplicação de larvicida em dois pontos do Rio Xanxerê. A intervenção ocorreu na área central da cidade, onde a água acumulada representa risco de proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com a ausência de chuvas significativas nos últimos dias, formaram-se poças no leito do rio, tornando necessário o uso de larvicida biológico. Cerca de 1 kg do produto foi aplicado para eliminar as larvas do mosquito, contribuindo para a redução de focos e interrupção do ciclo de reprodução.

A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo município desde o início do ano. Entre as iniciativas estão o atendimento a pessoas com sintomas das arboviroses, distribuição de medicamentos e repelentes, bloqueio de transmissão em casos suspeitos, além da ampliação de equipes de campo e campanhas de conscientização.

Outras ações incluem mutirões de limpeza nos bairros mais afetados, aplicação de inseticida em residências com casos confirmados e o uso de fumacê. Também foram fumigadas aproximadamente 4.500 bocas de lobo como parte da estratégia de controle do vetor.

Deixe seu comentário