Assessoria

Alvaro Berté | 27/03/2025 15:28

27/03/2025 15:28

2911 visualizações

Secretaria de Saúde aplica larvicida no Rio Xanxerê para combater criadouros do Aedes aegypti 

Ação preventiva utilizou larvicida biológico em pontos com água parada no centro da cidade 

Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Xanxerê realizou mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Equipes da Vigilância Epidemiológica aplicaram larvicida em dois pontos do leito do Rio Xanxerê, no centro da cidade, onde a água parada favorecia a proliferação do inseto. 

Devido à falta de chuvas significativas nos últimos dias, a água acumulada no local representa um risco para o surgimento de criadouros. Foram utilizados 1 kg de larvicida biológico do tipo Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), que atua eliminando as larvas ao destruir seu sistema digestivo. 

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Janete Rodrigues, afirmou que o monitoramento seguirá nos pontos tratados, e, se necessário, haverá nova aplicação do produto mesmo antes do prazo previsto. 

Desde o início do ano, o município vem intensificando as ações de enfrentamento às arboviroses, com medidas que incluem mutirões de limpeza, campanhas de conscientização, aplicação de inseticidas, distribuição de repelentes e atendimento aos casos sintomáticos. 

Deixe seu comentário