Para entender como as escolas municipais estão se adaptando ao período pós-pandemia, conversamos com a secretária da educação municipal Vera Lúcia Correa que informa: – Na rede municipal de ensino, os desafios pós-pandemia se concentram em recompor e acelerar os processos de ensino-aprendizagem. Recuperar o tempo perdido dos alunos. Por isso, escolas, famílias e profissionais […]
Para entender como as escolas municipais estão se adaptando ao período pós-pandemia, conversamos com a secretária da educação municipal Vera Lúcia Correa que informa:
– Na rede municipal de ensino, os desafios pós-pandemia se concentram em recompor e acelerar os processos de ensino-aprendizagem. Recuperar o tempo perdido dos alunos. Por isso, escolas, famílias e profissionais da educação precisam unir esforços. No que tange a complexidade do impacto e dos prejuízos da pandemia na educação, o foco é recompor os processos de ensino e acelerar os processos de aprendizagem – diz.
No que se refere aos professores, além de atender a situação da família, as perdas e o luto, foi necessário buscar alternativas para superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
– Já para aos alunos, é perceptível que eles precisam de uma atenção especial no pós-pandemia. Temos conseguido isso através de estratégias de acolhimento, empatia e atenção a qualidade das relações socioemocionais entre alunos e professores e, entre escola e família. Portanto, podemos afirmar que os reflexos da pandemia, com certeza, atingem toda comunidade escolar – comenta.
Em relação a evasão escolar na Rede Municipal, a secretária garante que os cuidados na busca ativa escolar com o Sistema APOIA (trabalho em rede para combater a evasão escolar), tem realizado estratégias no sentido de conhecer a realidade dos alunos, mantendo a comunicação com os familiares durante a pandemia, planejando ações na rede de prevenção de evasão escolar. Sendo assim, garantido o aumento de matrículas na Rede Municipal.
No tocante ao bem-estar de alunos e professores, a Secretaria da Educação Municipal inseriu junto às Unidades Escolares o trabalho de competências socioemocionais, em que foram contratadas a partir deste ano letivo, dois novos psicólogos, uma fonoaudióloga e uma assistente social para dar continuidade às visitas e acompanhar alunos e professores no cotidiano escolar.
– O trabalho visa orientar, sempre que necessário, as atitudes a serem tomadas frente as questões inerentes ao processo de ensino aprendizagem e interpessoais. Além disso, foram realizados investimentos em materiais didáticos, pedagógicos e tecnológicos – explica.
Vera, secretária da educação municipal, enfatiza:
– A pandemia trouxe preocupações e desestabilizou, de certa foram, todos os segmentos da sociedade e, em especial a Educação, pelo isolamento e distanciamento social. Para nós, é um novo desafio a cada dia. Porém, como já se passaram praticamente doze meses da situação mais crítica da pandemia, hoje temos dificuldades, mas menos impactantes do que as vivenciadas no retorno às aulas. Temos ainda profissionais, colegas, alunos e familiares sofrendo com o luto. Outro fator é a questão financeira, que para muitos, teve um agravamento. No entanto, os professores, diretores e equipe de apoio das Unidades Escolares sempre se mostraram grandes parceiros e assumiram conosco novas propostas, junto às Unidades, em que se faz necessário a reorganização das atividades escolares, por meio de propostas inclusivas e que não reforcem ou aumentem as desigualdades – finaliza.