Nesta semana o Lance Notícias foi procurado por moradores do Loteamento Lírio Tronco, de Xanxerê. O loteamento, que é clandestino, está passando por regularização e a Justiça determinou que o município faça a rede de energia elétrica. Há anos já tem moradores que vivem no local, mas sem energia. Agora com a chegada do frio, […]
Nesta semana o Lance Notícias foi procurado por moradores do Loteamento Lírio Tronco, de Xanxerê. O loteamento, que é clandestino, está passando por regularização e a Justiça determinou que o município faça a rede de energia elétrica.
Há anos já tem moradores que vivem no local, mas sem energia. Agora com a chegada do frio, os moradores pedem mais celeridade nos trabalhos para que as famílias possam viver no local com dignidade.
– Insulina que tem que guardar, água, alimento, temos uma cabana usada por mais de 15 pessoas para guardar essas coisas em caixas de isopor. É uma vergonha para Xanxerê. Nessa foto é insulina, são quatro famílias que precisa utilizar e não tem onde armazenar. O chuveiro nós montamos um balde improvisado, nós esquentamos a água e colocamos ali dentro do balde para tomar banho – comenta a moradora, que prefere não ser identificada.
Trabalhos de regularização
O Lance Notícias entrou em contato com o secretário de Obras, Leandro Marzari que destacou que a obra não seguiu o cronograma.
– Os serviços de instalação da rede elétrica no loteamento Lírio Tronco estão em andamento, não dá maneira que gostaríamos, precisaríamos de maior agilidade, porém não temos muito o que fazer, pois a Prefeitura contratou uma empresa para fazer a rede elétrica no local, porém a empresa não vem cumprindo à risca os cronogramas da obra devido a vários motivos, como períodos de chuva, demora no fornecimento de materiais e outros atrasos de ordem técnica e financeira. Gostaríamos de já estar entregando a rede elétrica, sabemos da necessidade e urgência das pessoas que vivem no local, mas infelizmente a empresa contratada, mesmo com nossas cobranças, ainda não conseguiu concluir o serviço – detalha.
Marzari ainda destaca que o prazo para a empresa realizar os trabalhos estava encerrado e foi optado por entregar um aditivo, o que seria mais rápido do que realizar um novo processo licitatório.
– O contrato com a empresa estava encerrando no final deste mês (março), porém, como a obra está em andamento e está próxima do final, seria mais prudente fazer um aditivo de prazo com a empresa atual, do que deixar encerrar o contrato e contratar outra empresa, porque neste caso teríamos que fazer novo orçamento e nova licitação para executar os serviços pendentes, e só nesse processo para contratar outra empresa a obra ficaria uns dois meses parada, mais o tempo para executar o restante da obra, ficaria ainda pior. Nesse sentido foi feito um aditivo de 20 dias. Esperamos concluir a obra/serviços da rede elétrica no loteamento Lírio Tronco até o dia 15 de abril de 2021, e esperamos não haver mais contratempos – finaliza o secretário.