Xanxerê se prepara para celebrar mais uma edição da Semana da Pátria com uma programação cívica que irá do dia 1º ao dia 7 de setembro, envolvendo escolas, autoridades e as forças de segurança locais.
Xanxerê se prepara para celebrar mais uma edição da Semana da Pátria com uma programação cívica que irá do dia 1º ao dia 7 de setembro, envolvendo escolas, autoridades e as forças de segurança locais. O evento, que simboliza o respeito às tradições e à pátria, conta com a participação ativa da comunidade escolar e de diversos setores da sociedade.
As celebrações terão início no domingo (1º), na Praça Tiradentes, com o tradicional Hasteamento das Bandeiras às 8h, conduzido pela Polícia Militar. No fim da tarde, às 17h, o Corpo de Bombeiros Militar será responsável pelo Arriamento das Bandeiras, encerrando o primeiro dia de atividades.
Na segunda-feira (2), as atividades continuam também na Praça Tiradentes. A programação começará às 8h com a Condução do Fogo Simbólico, um momento de grande importância cívica, realizado pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, junto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Às 8h15, a cerimônia seguirá com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento das bandeiras pelos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que também farão uma alocução especial. Esse dia marca oficialmente a abertura da Semana da Pátria, com apresentações de escolas locais como a EMEB Janete Cassol, Colégio Intelectus, Escola Infantil Arco-Íris, EMEB Pequeno Príncipe, Colégio La Salle e EEB Presidente Arthur da Costa e Silva. A jornada se encerra com o Arriamento das Bandeiras pelo Corpo de Bombeiros Militar às 17h.
Na terça-feira (3), as comemorações cívicas se deslocam para a E.M.E.B Vista Alegre, onde, às 8h30, ocorrerá mais uma cerimônia de execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras. Autoridades locais estarão presentes para discursos e apresentações alusivas à data serão feitas por estudantes da E.M.E.B Vista Alegre, EMEB João da Cruz e Souza, EEB Iracy Tonello e CEMEI Criança Feliz. O dia se encerrará com o arriamento das bandeiras às 17h, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Na quarta-feira (4), a UNOESC sediará a programação cívica, que começará às 8h30. Mais uma vez, o Hino Nacional será executado e as bandeiras serão hasteadas. As alocuções das autoridades acompanharão apresentações de escolas como o Colégio e Pré-Vestibular Expressivo, EMEB Pequeno Trabalhador, EMEB Monteiro Lobato, UMIX e o Instituto Federal de Santa Catarina. O Arriamento das Bandeiras está marcado para às 17h, mais uma vez sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
Já na quinta-feira (5), a E.E.B Joaquim Nabuco será o palco das festividades, que seguirão o mesmo formato, começando às 8h30. As atividades cívicas do dia contarão com apresentações das escolas EEB Joaquim Nabuco, EMEB Nossa Senhora Aparecida, APAE e EEB Romildo Czephanik. A bandeira será arriada às 17h, encerrando o dia.
Na sexta-feira (6), as festividades ocorrerão na E.M.E.B São Jorge, com início às 8h30. As apresentações das escolas EMEB São Jorge, EMEB Nery Barbosa Giachini, EEF Augusto Colatto, CEMEI Paul Harris e EEB João Winckler trarão ainda mais significado para a celebração da independência brasileira. Novamente, o Corpo de Bombeiros será responsável pelo arriamento das bandeiras às 17h.
O grande encerramento da Semana da Pátria acontecerá no sábado (7). As comemorações terão início às 8h na Rua Coronel Passos Maia, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras, seguido pela alocução das autoridades. O ponto alto do dia será o Desfile Cívico, previsto para começar às 8h30, com término em frente à Loja Catarinense. O dia e a Semana da Pátria se encerrarão oficialmente com o Arriamento das Bandeiras às 17h, mais uma vez sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar.
Com uma programação tão abrangente, a Semana da Pátria promete envolver toda a comunidade em uma celebração vibrante de patriotismo e união, reforçando os valores cívicos e o orgulho nacional. As escolas, forças de segurança e autoridades locais se unirão para relembrar e honrar a independência do Brasil, proporcionando momentos de reflexão e celebração.