Atualmente, APAE de Xanxerê atende 11 alunos do município
Entre os dias 21 e 28 de agosto, ocorre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei nº 13.585/2017, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com deficiência, promovendo inclusão e combate ao preconceito.
Na sessão ordinária do dia 25 de agosto, a Câmara Municipal de Bom Jesus recebeu Aline Tuzzi, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Xanxerê, para apresentar a temática e as atividades programadas pela instituição. Aline destacou que a semana é um momento de reflexão para mostrar quem é a pessoa com deficiência e combater exclusão, preconceito e discriminação. Este ano, o tema da semana é: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”
A deficiência múltipla ocorre quando há duas ou mais deficiências associadas, enquanto a deficiência intelectual se caracteriza por comprometimento no desenvolvimento cognitivo. Fundada há 50 anos, a APAE de Xanxerê realiza um trabalho fundamental em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo apoio à inclusão escolar, às famílias e à inserção no mercado de trabalho. Atualmente, a instituição atende diariamente 11 alunos de Bom Jesus.
A Câmara Municipal de Bom Jesus reforçou seu compromisso com a inclusão social e o combate à discriminação, alinhando-se às ações da APAE durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.