Animais

Lance Notícias | 21/11/2022 16:45

21/11/2022 16:45

47919 visualizações

Setor de Zoonoses explica o que fazer em caso de ataque de cães, em Xanxerê

Devido as grandes reclamações relatadas por populares em relação a ataques advindos de cães soltos em Xanxerê, o Lance Notícias entrou em contato com o Setor de Zoonoses da Prefeitura Municipal. Segundo Winicius Pertile a situação é algo que a Prefeitura vem tentando resolver, porém, a demanda ainda é muito grande, e isso traz grandes […]

Setor de Zoonoses explica o que fazer em caso de ataque de cães, em Xanxerê

Devido as grandes reclamações relatadas por populares em relação a ataques advindos de cães soltos em Xanxerê, o Lance Notícias entrou em contato com o Setor de Zoonoses da Prefeitura Municipal.

Segundo Winicius Pertile a situação é algo que a Prefeitura vem tentando resolver, porém, a demanda ainda é muito grande, e isso traz grandes dificuldades para manter o controle. Além disso, informa que em caso de ataques as pessoas devem imediatamente procurar os serviços médicos, seja Posto de Saúde, Hospital ou mesmo a rede particular.

Após atendimento, o serviço da saúde deve estar formalizando um comunicado para a vigilância, assim tanto a pessoa quanto o animal entra em período de observação no prazo de dez dias, com a finalidade de confirma a necessidade de intervenção das vacinas necessárias.

– O município vem trabalhando fortemente para redução da população de animais de rua, a exemplo da implementação da primeira etapa de castração em massa de cães fêmea, além de busca ativa por adoção de animais sem tutor – comenta.

Contudo, os atendimentos no município não se tratam apenas de animais de rua. Nesses casos animais de particulares também serão monitorados, em casos de ataques.

Em Xanxerê, muitos bairros estão enfrentando a situação, o Lance Notícias recebeu informações sobre ataques até mesmo em crianças, o que revolta os moradores é que muitos tutores não tomam providência sobre a situação, negligenciando os fatos.

Em situações como esta, os moradores ou pedestres que passam pelo local devem procurar a Prefeitura Municipal para tomar as providências cabíveis.

Deixe seu comentário