Em agosto de 2023, o Município de Xanxerê inaugurou seu Sistema de Esgotamento Sanitário (SES)
Em agosto de 2023, o Município de Xanxerê inaugurou seu Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). A primeira fase do projeto, realizada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), beneficiará 15% da população urbana, o que equivale a aproximadamente 1.028 ligações. O programa também visa esclarecer à população sobre o funcionamento do sistema.
Para orientar os moradores, o Programa Socioambiental está realizando visitas domiciliares. Uma assistente social, identificada com crachá, explica como realizar a ligação do imóvel ao sistema de esgoto e esclarece dúvidas sobre a cobrança do serviço. Essas visitas são importantes para garantir que os moradores compreendam suas responsabilidades.
Muitos imóveis atendidos nesta fase são alugados. A assistente social, Silvanira Alves Freitas, fez contato com imobiliárias da cidade para repassar informações aos proprietários. Segundo Freitas, a responsabilidade pela ligação é do proprietário, enquanto o inquilino deve pagar as faturas de água e esgoto.
O programa também esteve na Coordenadoria Regional de Educação para informar sobre as escolas estaduais que poderão fazer a ligação ao sistema de esgoto. A expectativa é que as escolas iniciem as obras em breve.
As visitas da equipe continuarão nos próximos dias para reforçar as orientações. Neste momento, a coleta e o tratamento de esgoto atendem os bairros Centro, Castelo Branco e La Salle, além de partes dos bairros Primo Tacca, Bortolon e Dos Esportes.
O valor da taxa de esgoto é equivalente ao consumo de água. Por exemplo, se o consumo de água for de R$50,00, a cobrança pelo esgoto será a mesma. A primeira cobrança ocorrerá mesmo que a ligação não tenha sido realizada, conforme as diretrizes das Agências Reguladoras.
Para dúvidas sobre autorizações ou faturamento, os moradores podem procurar a agência local da CASAN, que fica na Rua General Osório, 373, Centro.