Imprensa

Kaulan Nunes | 16/12/2025 16:05

16/12/2025 16:05

18431 visualizações

Sítio dos Tucanos/Museu Cosas Nostras é a primeira propriedade rural de Abelardo Luz certificada no Cadastur

Certificação do Ministério do Turismo foi entregue no Comtur e reconhece o espaço como atrativo turístico formalizado, com acesso a benefícios e maior visibilidade

A proprietária do Sítio dos Tucanos/Museu Cosas Nostras, na comunidade de Passo das Antas, em Abelardo Luz, Neuza Gotardo, recebeu o certificado de formalização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O empreendimento se tornou a primeira propriedade rural do município a obter a certificação do Ministério do Turismo, marcando um avanço no fortalecimento do turismo rural e na valorização das experiências ligadas ao campo.

A entrega do documento ocorreu durante a última reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e foi realizada pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alzomiro Brisola, pelo presidente do Comtur, Edvar Turossi, e pela diretora da Instância de Governança de Turismo do Grande Oeste, vinculada ao Programa de Regionalização do Turismo, Elisiane Menegola.

“O cadastro transforma a propriedade rural em um atrativo turístico reconhecido, valorizando o campo não apenas como espaço produtivo, mas também como experiência cultural, econômica e sensorial”, destaca a diretora de Turismo, Andréa Siqueira.

O Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo voltado à formalização e organização de prestadores de serviços turísticos em todo o país. Além de servir como ferramenta de consulta para turistas, o cadastro garante atuação legal conforme a Lei do Turismo e oferece benefícios como acesso a programas de qualificação, linhas de crédito, maior visibilidade e financiamentos por meio do Fungetur, direcionados a capital de giro, aquisição de equipamentos e obras.

Atualmente, 22 empresas de Abelardo Luz já estão cadastradas no sistema, e a expectativa é ampliar esse número para cerca de 50 formalizações nos próximos meses. O processo pode ser realizado com apoio do Órgão Municipal de Turismo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, na sede da prefeitura municipal.

O cadastro é obrigatório para segmentos como meios de hospedagem, agências e transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI, sendo opcional para outras atividades ligadas ao setor.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.