Serviço gratuito e 100% online amplia acesso à saúde e funciona 24 horas por dia pelo SUS
O serviço de Telemedicina de Xanxerê completa, nesta quinta-feira (15), 100 dias de funcionamento com um total de 2.715 atendimentos médicos realizados de forma online. Lançada em 5 de fevereiro deste ano, a plataforma tem se consolidado como uma alternativa segura, ágil e gratuita de acesso à saúde pública por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A telemedicina permite que a população tenha acesso a consultas médicas sem sair de casa, especialmente em casos de baixa e média complexidade, como sintomas gripais, dores leves, suspeitas de dengue ou COVID-19, alergias e renovação de receitas, inclusive para medicamentos de controle especial (exceto os de receituário B – cor azul, que não são permitidos via telemedicina).
Segundo a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o serviço representa um marco importante para o município: “O Telemedicina Xanxerê é uma grande conquista para todos os xanxerenses. Contribui para um atendimento cada vez mais fácil, ágil e oportuno.”
A médica responsável pela coordenação do serviço, Ana Luiza Carvalho, explica que durante a consulta o profissional pode prescrever medicamentos, solicitar exames laboratoriais e orientar o tratamento. Casos mais graves, como traumas, falta de ar, convulsões e situações que exijam exames de imagem ou encaminhamento para especialistas, continuam sendo direcionados exclusivamente para as unidades presenciais de saúde.
A secretária de Saúde também destacou que a implantação da telemedicina se soma a outros investimentos da atual gestão, como a criação de três novas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros Leandro, Bortolon 2 e Esportes 2, reforçando o atendimento comunitário.
Como acessar o serviço
Para utilizar a Telemedicina Xanxerê, é necessário ser morador do município e estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Quem ainda não tiver cadastro deve comparecer pessoalmente à UBS de referência no bairro onde reside.
Após o cadastro, basta acessar o site telemedicinaxanxere.ailine.com.br pelo celular ou computador. O login é feito com o CPF e, na primeira vez, a senha padrão são os seis primeiros dígitos do CPF. O sistema solicita o aceite dos Termos de Uso, preenchimento dos sintomas e ativação da câmera e microfone para iniciar a videochamada com o médico.