Serviço gratuito e 100% online tem agilizado atendimentos e reduzido filas nas unidades de saúde e hospital
A Telemedicina Xanxerê, serviço de atendimento médico gratuito por videochamada, registrou 1.493 consultas realizadas nos últimos 30 dias, o que representa uma média diária de 49 atendimentos. O número representa um crescimento expressivo em relação aos meses anteriores e mostra a adesão da população ao novo modelo de atendimento, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Criado em fevereiro, o programa oferece consultas online com médico clínico geral ou pediatra (no caso de crianças), promovendo um acesso mais rápido e prático aos serviços de saúde. De acordo com a diretora técnica responsável pelo Telemedicina Xanxerê, Ana Luiza Carvalho, os números mostram que o projeto está alcançando o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde: oferecer atendimento com agilidade e qualidade, além de desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Regional São Paulo.
Outro dado que reforça a eficiência do sistema é o tempo médio de espera para o início da consulta: 4 minutos e 15 segundos, após as etapas de triagem e conferência de dados. Durante esse período, o paciente aguarda na “Sala de Espera” virtual até ser atendido pelo profissional de saúde.
A aceitação da comunidade tem crescido mês a mês, segundo a Secretaria de Saúde, e a tendência é que o número de consultas siga aumentando. O serviço tem se consolidado como uma alternativa moderna e eficaz para ampliar o acesso à saúde em Xanxerê, especialmente em situações que exigem orientação rápida e segura.