Imprensa

Lance Notícias | 28/08/2024 11:00

28/08/2024 11:00

53351 visualizações

Tenente Éros de Xanxerê e Sargento Reginaldo de Faxinal dos Guedes partem para combater incêndios no pantanal

Dois tenentes são enviados pelo CBMSC para combater incêndios em Mato Grosso do Sul

Devido aos incêndios florestais que afetam o Pantanal, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviará equipes de apoio para a região. A deslocamento das equipes está previsto para começar na manhã de amanhã, dia 29.

A equipe do CBMSC será composta por dois bombeiros do 14º Batalhão: o Tenente Éros, natural de Xanxerê, e o Sargento Reginaldo, oriundo de Faxinal dos Guedes. O envio das equipes visa apoiar os esforços de combate aos incêndios e fornecer assistência na contenção dos focos de incêndio na área afetada.

Entenda a situação das queimadas no Mato Grosso do Sul:

De 1º a 30 de junho de 2024, a área queimada no Pantanal totalizou 407,1 mil hectares, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ). Esse total corresponde a aproximadamente nove campos de futebol queimados por minuto no bioma, que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

De acordo com o LASA, o bioma registrou uma queima média superior a 13,5 mil hectares por dia durante o mês de junho, o que equivale a 565,3 hectares por hora, ou 9,4 hectares por minuto. Esses números indicam um aumento significativo no número de focos de incêndio em comparação com 2020, ano em que incêndios devastaram 26% do bioma.

A temporada de incêndios no Pantanal historicamente inicia entre o final de julho e o começo de agosto, período que marca o inverno seco. No entanto, a antecipação deste ano é atribuída à longa estiagem enfrentada pelo bioma e às mudanças climáticas, conforme especialistas.

As causas dos incêndios estão sendo investigadas.

Deixe seu comentário