Nos últimos dias, a Justiça Eleitoral tem alertado sobre e-mails fraudulentos que alegam convocação para mesários nas eleições de 2024. Esses e-mails contêm mensagens que informam o eleitor sobre sua seleção para trabalhar como mesário e solicitam que acessem um site falso para atualização de dados. O e-mail informa a pessoa como “mesário confirmado” e pede que, em caso de desistência, o eleitor atualize suas informações no site mencionado.
Os e-mails fraudulentos têm os seguintes assuntos:
- “[AVISO ELEIÇÕES] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024 – CONV.654198111/24-2-KOTEGSR-2:50:28 AM”
- “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO ELEIÇÕES 2024 – EL-198237”
O site falso associado a esses e-mails é “tse-jus-br2024.online”.
Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de diversos estados, como Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Alagoas e Sergipe, já emitiram alertas sobre a fraude. A Justiça Eleitoral esclarece que o e-mail e o site são falsos, uma vez que não houve envio de e-mails dessa natureza e o site não é vinculado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou aos tribunais regionais eleitorais.
A nomeação de mesários é realizada por meio de edital publicado pelos juízes das zonas eleitorais, com o prazo para publicação encerrado no dia 7 de agosto. Após essa nomeação, a convocação pode ocorrer através de aplicativos de mensagens, cartas, e-mails ou presencialmente. No entanto, não há solicitação de atualização de dados, já que as informações necessárias foram fornecidas previamente pelo eleitor e estão no cadastro eleitoral, que foi fechado em maio deste ano.
Para verificar se foram convocados, os eleitores devem entrar em contato com o cartório eleitoral onde estão registrados ou consultar o Diário de Justiça Eletrônico do TRE do respectivo estado.
A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores não repassem nem preencham formulários com dados pessoais em links ou sites suspeitos que sejam compartilhados por redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Ouvidoria do TSE pelos telefones 0800 648 0005 ou (61) 3030-8700. Também é possível utilizar o formulário eletrônico disponível no site da Ouvidoria.
(Fonte:G1)