Xanxerê

Elisa Tonini | 05/02/2026 14:10

05/02/2026 14:10

874 visualizações

Unoesc Xanxerê desenvolve ação de extensão para construção de abrigos sustentáveis para cães em situação de rua

Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo integra ensino, prática e compromisso socioambiental, com impacto direto na comunidade

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê desenvolveu uma ação de extensão voltada à construção de abrigos sustentáveis para cães em situação de rua no município. A iniciativa une ensino acadêmico, prática projetual e responsabilidade socioambiental, envolvendo estudantes de diferentes fases do curso em uma experiência aplicada com reflexos diretos na comunidade local.

A ação mobilizou os acadêmicos nas etapas de concepção, dimensionamento e construção dos abrigos, priorizando critérios como conforto térmico, ventilação, durabilidade, racionalização construtiva e adequação ao espaço urbano. No segundo semestre de 2025, cerca de 40 estudantes participaram diretamente da construção manual das estruturas, resultando na entrega de oito casinhas.

Com caráter continuado desde o segundo semestre de 2024, o projeto já soma mais de 25 abrigos implantados no município. As estruturas foram destinadas a Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes de Xanxerê e já estão em uso, auxiliando no acolhimento e na proteção de cães em situação de vulnerabilidade.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê, professor Anderson Saccol Ferreira, a iniciativa reforça o papel social da formação acadêmica. Segundo ele, a experiência permite que os estudantes compreendam que projetar vai além da técnica, envolvendo ética, responsabilidade e compromisso com a comunidade, além de demonstrar que o conhecimento acadêmico pode gerar impacto real quando aplicado de forma consciente e orientada.

A tesoureira da ONG Ama, Duani Dervanoski, que recebeu oito casinhas ao final de 2025, destacou a importância da ação. A entidade atua principalmente na castração de animais de rua e em situação de vulnerabilidade, mas também enfrenta diariamente outras demandas relacionadas ao bem-estar dos cães.

Segundo Duani, além de representarem um auxílio prático para a subsistência dos animais, os abrigos simbolizam cuidado, atenção e responsabilidade social. Ela ressaltou ainda a importância do envolvimento de futuros profissionais com uma causa muitas vezes marginalizada e agradeceu o apoio da Unoesc à organização.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.