Conforme alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina, a região oeste foi impactada por vendaval e chuva intensa nesta terça-feira à tarde. Luciano Peri, Coordenador Regional da Defesa Civil de Xanxerê, detalhou as ocorrências e a resposta imediata às situações críticas. Rajadas de vento acima de 90 quilômetros por hora foram registradas em vários […]
Conforme alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina, a região oeste foi impactada por vendaval e chuva intensa nesta terça-feira à tarde. Luciano Peri, Coordenador Regional da Defesa Civil de Xanxerê, detalhou as ocorrências e a resposta imediata às situações críticas.
Rajadas de vento acima de 90 quilômetros por hora foram registradas em vários municípios, destacando-se Chapecó com 90,3 km/h, Novo Horizonte com 78,8 km/h, Xanxerê com 77,8 km/h e Ponte Serrada com 72,5 km/h. A chuva concentrada resultou em acumulados significativos, com destaque para Xanxerê, Novo Horizonte e Ponte Serrada.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.
Até o momento, cinco municípios foram diretamente afetados, sendo Galvão, Passo, São Domingos, São Lourenço do Oeste e Xanxerê. A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, atuou no atendimento a residências, remoção de árvores, entrega de lonas e assistência às pessoas afetadas.
Em Galvão, uma árvore caiu sobre uma residência, sendo prontamente atendida pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Passo registrou detalhamento em duas residências, com vistoria e entrega de lonas para minimizar danos nos telhados. São Lourenço do Oeste teve seis residências afetadas, com ações similares.
São Domingos apresentou elemento pontual em uma residência, com fornecimento de lona pela Defesa Civil. Registrou-se também quedas de árvores na SC 480, com intervenção do Corpo de Bombeiros na liberação da via. Em Xanxerê, quedas de árvores pela área urbana e o desabamento do telhado de uma garagem foram diretamente registrados.
Até o momento, 26 pessoas e 15 edificações foram afetadas nos municípios da regional. As equipes das Defesas Civis Municipais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Santa Catarina estão em pleno atendimento aos afetados, realizando levantamento dos danos e prejuízos causados pelo vendaval.
A Defesa Civil de Santa Catarina continua no apoio aos municípios afetados e segue auxiliando nos processos de homologação e reconhecimento dos decretos de situação de emergência emitidos por esses municípios. Além disso, continua entregando itens de assistência humanitária às áreas diretamente impactadas por esses eventos climáticos.