Comunidade

Maicon Fiuza | 22/10/2024 11:37

22/10/2024 11:37

52866 visualizações

Vereadores eleitos protocolam manifesto contrário à construção da nova sede do Legislativo em Xanxerê

Os vereadores eleitos afirmam que a obra, prestes a ser iniciada, não representa uma prioridade para a população e que a consulta social apontou forte oposição ao projeto.

Nesta segunda-feira (22), os vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028 de Xanxerê protocolaram um manifesto na Mesa Diretora da Câmara Municipal, expressando posicionamento contrário à construção da nova sede do Legislativo. O documento foi assinado por Evandro Saibo, Vinicius Crenonini, Claudemir Fernandes (Calebe), Fernanda Oliveira, Luciana Contini, Davi Pinto e Eleandro Arsego, que ressaltaram a falta de interesse público no projeto.

O manifesto argumenta que, em julho de 2024, após intensos debates e rejeição popular, a Câmara lançou um edital de concorrência eletrônica (Processo Licitatório nº 02/2024) para a contratação de uma empresa destinada à construção da nova sede, com área de 2.573,76 m². O processo culminou na contratação de uma empresa pelo valor de R$ 7.883.479,61, contrato assinado em 27 de agosto de 2024.

Os vereadores eleitos afirmam que a obra, prestes a ser iniciada, não representa uma prioridade para a população e que a consulta social apontou forte oposição ao projeto. O manifesto também cita a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a contração de despesas que não possam ser quitadas integralmente dentro do mandato vigente, apontando que a assinatura da ordem de serviço neste momento contraria essa legislação.

Em conclusão, os vereadores eleitos se posicionam veementemente contra a execução da obra, considerando-a uma medida contrária ao interesse público e solicitando que o projeto seja reavaliado.

 

Deixe seu comentário