Imprensa

Gustavo Mota | 07/11/2024 11:13

07/11/2024 11:13

133667 visualizações

Visita inusitada no Hall da Escola: urutau é encontrado em Xanxerê

Foi identificada como um Urutau fêmea (Nyctibius griseus), uma espécie rara de ser avistada em áreas urbanas

Na tarde de ontem 06, uma ave inesperada foi encontrada no hall de entrada de uma escola em Xanxerê, atraindo a atenção de alunos, pais e funcionários. Inicialmente, a ave foi identificada como uma coruja, e, devido à sua presença, foram feitos contatos com instituições ambientais locais.

Por volta do final da tarde, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a remoção da ave, que, após uma análise mais detalhada, foi identificada como um Urutau fêmea (Nyctibius griseus), uma espécie rara de ser avistada em áreas urbanas. O Urutau, também conhecido como “mãe-da-lua”, é uma ave noturna que costuma se camuflar no tronco de árvores, tornando-se difícil de ser observada. Sua distribuição natural é nas regiões de mata, geralmente em áreas mais altas, como o topo das árvores.

Após a retirada segura da ave, os bombeiros procederam com sua soltura, devolvendo-a ao seu habitat natural. O Urutau é uma espécie de difícil observação e pouco comum em áreas urbanas, o que torna a ocorrência ainda mais singular.

De acordo com a mitologia Tupi-Guarani, a ave também é vista como um símbolo ligado à espiritualidade, sendo conhecida por algumas tribos como “abençoada”.

Deixe seu comentário