Nesta terça-feira (08), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Abelardo Luz, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 43 anos. A prisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares em um Inquérito Policial que investiga crimes de perseguição e ameaça contra mulheres.
No final de setembro de 2024, duas mulheres procuraram a delegacia relatando que eram perseguidas pelo homem desde dezembro de 2023. Ele as abordava pessoalmente e via redes sociais, enviando flores e mensagens, mesmo após as vítimas terem manifestado seu desinteresse em manter contato. O homem também fez ameaças, incluindo a de incendiar o veículo de uma das vítimas.
Diante das denúncias, foi instaurado um Inquérito Policial e o delegado solicitou medidas alternativas à prisão, visando restringir a aproximação do investigado em relação às vítimas. Essas medidas foram acatadas pelo Poder Judiciário, com a anuência do Ministério Público.
Após ser intimado sobre a decisão judicial, o homem voltou a desrespeitar as restrições, abordando as vítimas em um bar. Em razão do descumprimento, a Autoridade Policial solicitou a prisão preventiva, que foi autorizada pela Justiça.
O homem foi detido em sua residência no centro de Abelardo Luz. Ele inicialmente se opôs à ação policial, trancando os portões e dificultando o acesso. A equipe policial precisou pular o muro para realizar a prisão.
Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Xanxerê, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil deverá concluir o Inquérito Policial em 10 dias e enviá-lo ao juízo competente para as devidas providências.