Ronaldo Luzzi, um dos membros da Defesa Civil, compartilhou sua experiência.
A Defesa Civil de Xanxerê, juntamente com empresas parceiras, está na cidade de Imigrante, no Rio Grande do Sul, auxiliando na limpeza e reconstrução após as enchentes que afetaram a região. A força das águas arrancou várias pontes e danificou pontilhões, obstruindo estradas e vias de acesso da cidade.
O trabalho de desobstrução é contínuo, pois as chuvas persistem no Vale do Taquari e no município de Imigrante. A Defesa Civil está monitorando vários pontos de deslizamento e movimentação de massa em cooperação com a prefeitura local.
Em conversa com o grupo Lance Notícias, Ronaldo Luzzi, um dos membros da Defesa Civil, compartilhou sua experiência. “Estamos ficando em um seminário aqui da cidade onde tem toda a estrutura que precisamos,” relatou Luzzi. Ele destacou a importância do trabalho voluntário: “Como pessoa, a experiência aqui é única. Só quem está aqui pra ver o que está acontecendo e aconteceu, ouvir os relatos de moradores, faz com que nós tenhamos forças para continuar ajudando eles.”
A situação em Imigrante é grave. “Com quem conversamos aqui, ou perdeu alguma coisa ou conhece quem perdeu até mesmo família,” disse Luzzi. A colaboração entre a Defesa Civil de Xanxerê e a comunidade local é essencial para a recuperação da cidade.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Grupo Lance Notícias no WhatsApp.
A presença da Defesa Civil de Xanxerê e dos voluntários é vital para a limpeza e reconstrução de Imigrante. A continuidade do trabalho depende das condições climáticas e da colaboração entre os voluntários, as autoridades locais e a comunidade. A situação é monitorada de perto para garantir a segurança de todos os envolvidos.