Imprensa

Lance Notícias | 17/09/2024 14:19

17/09/2024 14:19

61014 visualizações

Votação passa a ser utilizada como prova de vida para beneficiários do INSS

INSS adota votação como método de prova de vida para beneficiários

A Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta quinta-feira (3), uma nova portaria que altera as regras para a prova de vida de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto. A partir de agora, a comprovação de votação em eleições será utilizada como prova de vida.

A mudança envolve o uso do comprovante de votação como um dos métodos para atestar a vida dos beneficiários do INSS. O procedimento será automatizado e realizado através do cruzamento de informações de diversas bases de dados públicas, incluindo aquelas de esferas federal, estadual e municipal.

Além da votação, outros documentos e atos também continuarão a ser aceitos como prova de vida. Entre eles estão o comprovante de vacinação, cadastro em órgãos de trânsito, emissão ou renovação de passaporte, carteiras de identidade e de motorista, alistamento militar, recibos de pagamento de benefício com reconhecimento biométrico, declaração de Imposto de Renda, e registros de atendimentos presenciais ou perícias médicas nas agências da Previdência Social.

A Justiça Eleitoral promove ações para incentivar o exercício do voto, destacando a importância do voto nas eleições. Neste ano, em que se celebra o 90º aniversário da Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca o papel fundamental do voto na democracia, conforme artigo publicado na Revista Eletrônica da Escola Judiciária Eleitoral do TSE pela analista judiciária Renata Lívia Bessa.

O comprovante de votação, que é entregue ao eleitor ao final da votação e não possui segunda via, será aceito como uma forma de prova de vida para os beneficiários do INSS.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.