O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), plataforma do Ministério do Trabalho e Emprego, foi criado para registro permanente de admissões e dispensas, acompanhando a atualização dos municípios e estados. Tais consultas podem ser realizadas pelo link http://pdet.mte.gov.br/novo-caged?view=default onde, há uma atualização mensal e acúmulo atual de dados, expondo números dos meses ou semestres. […]
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), plataforma do Ministério do Trabalho e Emprego, foi criado para registro permanente de admissões e dispensas, acompanhando a atualização dos municípios e estados.
Tais consultas podem ser realizadas pelo link http://pdet.mte.gov.br/novo-caged?view=default onde, há uma atualização mensal e acúmulo atual de dados, expondo números dos meses ou semestres.
Neste âmbito, a consulta pode ser efetuada por municípios, onde há explanação de admissões, demissões e o saldo total.
Sendo assim, em Xanxerê o acumulado do ano de 2023 apresenta um saldo positivo entre cidadãos empregados e desempregados, ou seja, há mais xanxerenses atuando no mercado de trabalho e menos sendo dispensados.
Entre os setores de agropecuária, indústria, comércio, construção e serviços, o destaque é da área de construções, com um aumento de 1,45% em admissões.
O primeiro semestre do ano, no gênero masculino, Xanxerê houve saldo positivo de 3.203 admissões, assim, mulheres foram 2.571.
Pensando na base econômica do município, onde a agropecuária ganha destaque, até julho de 2023, houveram 329 admissões; no comércio, 1.518; e, construção, 376.
No geral, de agosto de 2022 a julho deste ano, Xanxerê apresentou variação positiva de 3,54%, nesse caso, expondo um avanço afirmativo que a comunidade xanxerense busca estar na função de ocupações profissionais.