Saúde

Gabriella Narcizo | 05/05/2025 14:36

05/05/2025 14:36

2232 visualizações

Xanxerê confirma caso importado de Febre do Oropouche

Paciente viajou a São Paulo antes de apresentar sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê confirmou no último dia 29 de abril um caso de Febre do Oropouche (FO) no município. A infecção, no entanto, foi classificada como importada, uma vez que o paciente havia estado no estado de São Paulo dias antes do início dos sintomas.

O caso foi identificado pela Vigilância Epidemiológica local, após o atendimento inicial do paciente que apresentava sintomas semelhantes aos da Dengue e da Chikungunya. Seguindo protocolo, foram realizados exames para arboviroses como Dengue, Zika, Chikungunya, Oropouche e Mayaro. O resultado apontou positividade para o vírus Oropouche.

Com a confirmação, a Vigilância iniciou investigação em conjunto com a Regional de Saúde de Xanxerê. A apuração indicou que o contágio ocorreu fora do município, durante viagem de trabalho realizada antes da Páscoa. Por isso, as autoridades de saúde descartam, até o momento, risco de transmissão local.

De acordo com a secretaria, o paciente já está recuperado, sem complicações, e liberado para retomar suas atividades normais.

A Febre do Oropouche é uma arbovirose causada por um vírus do gênero Orthobunyavirus, transmitido pelo mosquito-pólvora (Culicoides paraensis). Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo, náusea e diarreia. Não há tratamento específico, sendo recomendado apenas o alívio dos sintomas e acompanhamento médico.

Deixe seu comentário