A Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê anunciou que o período de rematrículas para o ano letivo de 2025 será de 17 a 30 de outubro. As rematrículas para alunos da Rede Municipal de Ensino acontecerão das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Para os alunos do Pré I ao 9º ano, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar onde o filho está matriculado, conforme cronograma enviado pela escola. Alternativamente, será possível realizar a rematrícula por meio de um formulário online que também será disponibilizado pelas instituições de ensino.
No caso de crianças matriculadas nas turmas de Berçário I, Berçário II e Maternal I, a rematrícula deverá ser feita no CEMEI de origem, seguindo o cronograma da unidade escolar. Para alunos do Maternal II, os responsáveis devem procurar a EMEB mais próxima de sua residência para a rematrícula para o Pré I.
A secretária de Educação, Vera Lúcia Correa, enfatizou que as matrículas seguirão o zoneamento previsto no Edital nº 002/SME/2024. As matrículas para novos alunos da pré-escola ao 9º ano ocorrerão entre 4 e 8 de novembro, diretamente nas unidades escolares.
Os documentos necessários para a rematrícula incluem:
Documentos da criança:
- Cópia da Identidade e CPF do aluno;
- Cópia do Cartão do SUS;
- Cópia da carteira de vacinação;
- Declaração de vacinação emitida pela Secretaria de Saúde de Xanxerê;
- Atestado médico para restrições alimentares e de saúde, quando necessário;
- Laudo médico atualizado para crianças com deficiência.
Documentos do grupo familiar:
- Identidade e CPF dos pais e dos integrantes da família;
- Comprovante de residência atualizado;
- Documentos de guarda em casos de separação ou adoção;
- Certidão de óbito, se aplicável;
- Cartão Bolsa Família, se for beneficiário.
Para rematrículas online, os responsáveis devem preencher todos os campos obrigatórios e anexar a documentação necessária. Para mudanças de turno, é necessário comparecer pessoalmente às unidades escolares.
As famílias que desejam manter o atendimento em período integral no CEMEI devem anexar um comprovante de renda do grupo familiar. A documentação apresentada será analisada e poderá resultar em alterações nas vagas oferecidas, conforme o Decreto nº 261/2020.
Os responsáveis que necessitam de transferência, mudança de turno ou atendimento em período integral devem realizar um novo cadastro no site da Prefeitura de Xanxerê entre 4 e 8 de novembro.
As escolas municipais estarão disponíveis para ajudar no preenchimento do formulário online e na digitalização de documentos durante o período de rematrículas.