7 de setembro

Lance Notícias | 01/07/2025 11:21

01/07/2025 11:21

3881 visualizações

Xanxerê inicia preparativos para o Desfile de 7 de Setembro

Mais de oitenta instituições devem participar da solenidade, que volta a reunir comunidade no centro da cidade

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início aos preparativos para o tradicional Desfile Cívico de Sete de Setembro.

Na manhã desta terça-feira (1º), uma reunião realizada no auditório da AMAI reuniu representantes de diversas entidades interessadas em participar da celebração, lotando o espaço.

Coordenado pela Comissão Organizadora, liderada pela professora Odite Alieve, o encontro teve como objetivo apresentar o regulamento da edição de 2025.

Entre os pontos destacados está a exigência de cadastro até o dia 31 de julho para garantir a participação no desfile. Entidades que utilizarão veículos automotores também precisam solicitar autorização prévia, veículos não cadastrados não poderão participar do evento.

Como medida de inclusão, o regulamento proíbe o uso de buzinas e som alto durante o percurso, com o intuito de reduzir o impacto sensorial, especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A expectativa da organização é reunir mais de 80 entidades, entre escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil), escoteiros, bandas e instituições diversas.

A Comissão reforça que o cumprimento dos horários por parte das entidades é essencial para manter a fluidez do desfile e evitar atrasos.

A programação da Semana da Pátria terá início no dia 1º de setembro, com a solenidade de abertura na Praça Tiradentes. Durante a semana, os atos cívicos serão realizados em escolas e programas sociais do município. O encerramento será no dia 7 de setembro, com o tradicional desfile na Rua Coronel Passos Maia.

O prefeito em exercício, Adenilso Biasus, participou da reunião e destacou a relevância do evento.

“Nossa pátria é o alicerce de toda a sociedade, e é para ela que direcionamos nosso trabalho enquanto gestores públicos. Fico feliz em ver tantas entidades unidas nesse propósito”, declarou.

Já a secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Corrêa, ressaltou o simbolismo da data.

“O desfile é um momento de civismo, união e participação comunitária. Estamos preparando uma grande celebração que represente todos os segmentos da sociedade xanxerense”, finalizou.

A celebração da Independência do Brasil, por meio do Desfile Cívico de Sete de Setembro, segue como um dos momentos mais simbólicos do calendário oficial de Xanxerê. Com o engajamento de dezenas de entidades locais e o apoio da comunidade, o município reafirma seu compromisso com os valores de civismo, participação popular e respeito à diversidade.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.