Saúde

Alvaro Luiz Berté | 19/09/2024 15:14

19/09/2024 15:14

13290 visualizações

Xanxerê registra surto de varicela em escola pública estadual

O caso benigno, foi isolado e controlado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, por meio da Vigilância Epidemiológica, identificou um surto de varicela em uma escola da rede pública estadual do município. O caso foi isolado e controlado. A varicela, conhecida como catapora, é uma doença infecciosa que afeta principalmente crianças não vacinadas, podendo atingir também adolescentes e adultos. Ela é caracterizada por lesões na pele, como manchas vermelhas, bolhas e feridas, além de sintomas como mal-estar, cansaço, febre baixa e dores no corpo.

A transmissão ocorre pelo contato com o líquido das bolhas ou através de tosse, espirros, saliva e objetos contaminados pelo vírus. A Secretaria de Saúde recomenda medidas de prevenção, incluindo a vacinação conforme o calendário nacional, lavagem frequente das mãos e o isolamento das pessoas infectadas até que todas as lesões tenham se transformado em crostas, o que geralmente ocorre entre sete e dez dias. Além disso, orienta a desinfecção de objetos e ambientes, além de manter os locais ventilados.

As pessoas com sinais e sintomas de varicela devem procurar uma unidade de saúde para o devido atendimento e orientações sobre o tratamento necessário.

Deixe seu comentário