Serviço já agilizou milhares de atendimentos e amplia o acesso a consultas médicas remotas
Desde fevereiro de 2025, o município de Xanxerê oferece atendimentos por telemedicina na rede pública de saúde, tornando-se referência em um cenário nacional onde apenas cerca de 10% dos municípios brasileiros disponibilizam esse tipo de serviço.
A iniciativa tem contribuído para desafogar as unidades, acelerar os atendimentos e garantir mais comodidade à população.
Com milhares de atendimentos realizados de forma remota desde a implantação, a telemedicina passou a ser uma alternativa eficiente especialmente para casos menos complexos, permitindo acesso rápido a orientações médicas, prescrições e encaminhamentos.
A secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, destacou a relevância do serviço no cotidiano das equipes e dos usuários:
“A telemedicina é uma excelente estratégia para a gente ampliar o acesso às ações e serviços de saúde. Muitas vezes é um simples procedimento de orientação, uma prescrição de uma receita específica para algum problema de saúde que a população pode ter acesso de forma muito ágil, sem precisar se deslocar até a unidade de saúde e ficar na fila de espera. É um serviço que está contribuindo muito na agilização dos atendimentos.”
Além do atendimento remoto, as equipes das unidades de saúde do município vêm auxiliando pacientes com dificuldades tecnológicas, garantindo que todos possam utilizar o sistema com segurança e autonomia.
Enquanto o Ministério da Saúde estima que a digitalização pode reduzir em até 30% o tempo de espera no SUS, Xanxerê já colhe os benefícios da inovação, consolidando-se como exemplo de como o investimento planejado em saúde pública pode tornar o atendimento mais eficiente, acessível e humanizado.