O Movimento O Sul é o Meu País realizará, nos dias 15 e 16 de novembro, a trigésima edição de seu Congresso Nacional, que acontecerá no Espaço Casemiro, no Center Hotel, em Xanxerê, Santa Catarina
O Movimento O Sul é o Meu País realizará, nos dias 15 e 16 de novembro, a trigésima edição de seu Congresso Nacional, que acontecerá no Espaço Casemiro, no Center Hotel, em Xanxerê, Santa Catarina. O evento, que reunirá filiados, lideranças e ativistas da causa sulista, será um importante momento de reflexão sobre a luta pela autodeterminação dos povos do Sul do Brasil e o fortalecimento da união entre as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A programação do congresso começa às 18h00 do dia 15, com o credenciamento dos congressistas. Às 19h15, haverá a abertura oficial com uma palavra da direção nacional do movimento. A partir das 19h30, a primeira palestra será ministrada pelo professor Arnildo Korb, doutor em Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, que abordará o tema “O capital social como uma das bases para a construção da resiliência humana”. Às 21h00, o advogado Ivan Sérgio Feloniuk, especialista em bioética e saúde mental, apresentará a palestra “Avançando rumo à liberdade”, discutindo os aspectos jurídicos e políticos da autonomia regional.
No dia 16 de novembro, a programação se inicia às 08h30, com a palestra do professor Ozinil Martins de Souza, que discutirá a importância da história no entendimento dos movimentos separatistas ao redor do mundo, em uma palestra intitulada “A história ensina”. Às 09h30, será realizado um sorteio de rifa promovido pela Comissão Xanxerê/SC. Em seguida, às 10h00, o historiador, jornalista e escritor Celso Deucher, cofundador do movimento, fechará o ciclo de palestras com o tema “Líderes para um Sul Livre”, também o título de seu novo livro, que será lançado durante o evento.
O congresso contará ainda com a Assembleia Geral, marcada para as 13h30 do dia 16, momento em que será eleita a nova diretoria do movimento, que assumirá a condução da instituição pelos próximos três anos. O evento se destaca como uma oportunidade de entrosamento entre os participantes, com a troca de ideias, fortalecimento da causa e geração de debates virtuosamente sobre a autodeterminação e a autonomia do povo sulista.
O Movimento O Sul é o Meu País foi criado com o objetivo de avaliar as possibilidades pacíficas e democráticas de autodeterminação para os estados do Sul do Brasil, defendendo a autonomia dos povos que habitam Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A instituição segue formalmente registrada e possui uma sede itinerante, conforme o estatuto estabelecido.