A Polícia Civil emitiu mais um alerta em relação a outro golpe que está acontecendo: o golpe dos nudes e extorsão pelas redes sociais. Ele funciona da seguinte forma: os criminosos estudam suas vítimas pelas redes sociais. Geralmente homens (podendo ser mulheres) casados, de meia idade e com círculo social visível na rede. O golpista […]
A Polícia Civil emitiu mais um alerta em relação a outro golpe que está acontecendo: o golpe dos nudes e extorsão pelas redes sociais.
Ele funciona da seguinte forma: os criminosos estudam suas vítimas pelas redes sociais. Geralmente homens (podendo ser mulheres) casados, de meia idade e com círculo social visível na rede.
O golpista utiliza um perfil falso com uma foto de uma jovem atraente e faz seu primeiro contato por menagens no Instagram ou Facebook.
Logo a conversa é encaminhada para o WhatsApp e acontece a troca de fotos íntimas entre o golpista e a vítima. A partir daí, entra em cena um novo ator, o pai da falsa jovem, alegando que a filha é menor de idade e faz acusação de pedofilia.
Então para que o caso não seja levado à polícia ou que as fotos da íntimas da vítima e conversas sejam encaminhadas aos familiares e amigos, o golpista exige certa quantia de dinheiro a ser depositado em conta bancária.
Confira algumas dicas para prevenir-se: