Polícia

Lance Notícias | 26/10/2020 10:56

26/10/2020 10:56

74982 visualizações

Polícia Civil deflagra Operação NPR em combate ao furto de cargas, em Xanxerê

Nesta segunda-feira (26), a Polícia Civil deflagrou a Operação NPR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava desviando cargas de grãos, especialmente soja. Diversas ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Guaporé (RS), Nova Araçá (RS), Getúlio Vargas (RS), Iraí (RS), Xaxim (SC) e Xanxerê (SC). Após representação da autoridade policial, […]

Polícia Civil deflagra Operação NPR em combate ao furto de cargas, em Xanxerê Foto: Polícia Civil RS

Nesta segunda-feira (26), a Polícia Civil deflagrou a Operação NPR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava desviando cargas de grãos, especialmente soja. Diversas ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Guaporé (RS), Nova Araçá (RS), Getúlio Vargas (RS), Iraí (RS), Xaxim (SC) e Xanxerê (SC).

Após representação da autoridade policial, a Vara Criminal de Guaporé deferiu oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva.

Durante a investigação realizada pela Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), verificou-se que a forma de agir dos criminosos era sempre semelhante: os indivíduos efetuavam carregamentos de soja e os desviavam durante o percurso, praticando, assim, o furto. Após, efetuavam a troca da nota fiscal original por uma inidônea, de produtor rural (NPR), repassando, assim, ao receptador final, o qual já estava previamente alinhavado com a organização criminosa.

Conforme apurado, os indivíduos investigados estariam envolvidos em pelo menos 11 (onze) furtos entre março e setembro de 2020, quase todos no Estado do Rio Grande do Sul, embora dois fatos tenham sido praticados em Santa Catarina e Paraná, com prejuízos avaliados em aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Segundo o delegado Alexandre Luiz Fleck, é possível que tais indivíduos tenham praticado ainda mais crimes em outros estados, fato que será apurado com a troca de informações com as Polícias Judiciárias com atribuições para tanto.

Deixe seu comentário