Assessoria

Lance Notícias | 23/09/2021 08:52

23/09/2021 08:52

46755 visualizações

Polícia Federal deflagra operação de repressão aos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal com o apoio da Receita Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (23), uma operação com o objetivo de desarticular o grupo que atua no descaminho de produtos eletrônicos trazidos do Paraguai, com empresas nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal […]

Polícia Federal deflagra operação de repressão aos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal com o apoio da Receita Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (23), uma operação com o objetivo de desarticular o grupo que atua no descaminho de produtos eletrônicos trazidos do Paraguai, com empresas nos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Chapecó, em residências de seis pessoas no Município de Medianeira no Paraná. Sobre esses investigados pendem suspeita de atuarem na importação clandestina e comércio de produtos eletrônicos, sonegação tributária, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A investigação iniciou no ano de 2019, quando mercadorias foram apreendidas em uma tentativa de remessa por meio de uma agência dos Correios na cidade de Campo Erê, Santa Catarina. À época, verificou-se que as mercadorias eram acompanhadas de uma mera declaração de conteúdo ou de notas fiscais irregulares, todas expedidas em nome de empresas já baixadas ou inativas. Constatou-se, ainda, que a maioria das vendas se davam por meio de plataformas online e em nome de pessoas interpostas, ou seja, laranjas.

No aprofundamento das investigações verificou-se que o grupo começou a atuar ainda no final dos anos 1990. A estratégia usada para driblar a fiscalização aduaneira e tributária foi a de criar dezenas de empresas de fachada, em diferentes municípios, que atuavam por algum tempo e depois tinham suas atividades encerradas.

Dados recebidos de sistemas de inteligência financeira indicam que somente entre os anos de 2017 e 2020 o grupo empresarial movimentou mais de R$ 17 milhões, realizando diversas operações típicas de lavagem de dinheiro.

Os prejuízos causados ao erário serão futuramente calculados pelos órgãos responsáveis.

 

Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira/SC

Deixe seu comentário