Comunidade

Lance Notícias | 24/11/2021 14:10

24/11/2021 14:10

38704 visualizações

Policial de Xanxerê recebe Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa de SC

A Assembleia Legislativa, atendendo solicitação do deputado Marcius Machado (PL), concedeu nessa terça-feira (23) moção de aplauso ao cabo da Polícia Militar da 4ª Companhia do 2º Batalhão, Edemar Luis da Silva, responsável pelo canil de Xanxerê que ministra cursos de treinamento de cães no Brasil e na Argentina, além de ser responsável pelo reconhecimento […]

Policial de Xanxerê recebe Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa de SC

A Assembleia Legislativa, atendendo solicitação do deputado Marcius Machado (PL), concedeu nessa terça-feira (23) moção de aplauso ao cabo da Polícia Militar da 4ª Companhia do 2º Batalhão, Edemar Luis da Silva, responsável pelo canil de Xanxerê que ministra cursos de treinamento de cães no Brasil e na Argentina, além de ser responsável pelo reconhecimento do pastor holandês, Thor, único cão brasileiro reconhecido que atua em seis modalidades diferentes de combate ao crime.

O deputado explicou que o cabo Edemar trabalha no canil de Xanxerê desde 2013, quando havia apenas três policiais, mas há mais de quatro anos ele trabalha sozinho com dois cães, Thor, com 8 anos, e seu filhote, Thander, 4 anos, apoiando as guarnições da região, além de prestar auxílio a batalhões da Polícia Militar do Paraná e do Rio Grande do Sul.

– O trabalho do cabo e de seus cães é reconhecido por várias instituições de segurança do Brasil. Este reconhecimento se dá porque o binômio formado pelo cabo e pelo cão são os únicos certificados pelo Conselho Brasileiro do Cão Funcional em seis modalidades diferentes – comenta.

O cão Thor, relata o cabo Edemar, atua nas modalidades como faro de armas, faro de drogas, busca e captura, busca e resgate, controle de distúrbio civil, policiamento k-9.

– Além desta multifuncionalidade no combate ao crime, ele atua também com terapia assistida por cães – detalha.

Thor presta apoio semanal à Secretaria da Saúde e de Desenvolvimento Social de Xanxerê. Para o cabo Edemar, a homenagem da Assembleia é um reconhecimento importante porque o trabalho com cães no Brasil ainda está apenas no início.

Deixe seu comentário