Variedades

Lance Notícias | 25/05/2020 10:37

25/05/2020 10:37

79832 visualizações

Presidente da Apromex fala sobre a importância do Dia do Apicultor

Na última sexta-feira (22) celebrou-se o Dia do Apicultor. Este importante produtor é quem cria abelhas produtoras de mel, e essa é uma prática remonta, que teve início do antigo Egito, datando do ano de 2.400 a.C. A importância do mel para a humanidade é indiscutível, além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode […]

Presidente da Apromex fala sobre a importância do Dia do Apicultor

Na última sexta-feira (22) celebrou-se o Dia do Apicultor. Este importante produtor é quem cria abelhas produtoras de mel, e essa é uma prática remonta, que teve início do antigo Egito, datando do ano de 2.400 a.C.

A importância do mel para a humanidade é indiscutível, além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso, o mel é considerado antisséptico, antioxidante, antirreumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

E com o sistema de caixilhos removíveis, feitos de madeira onde as abelhas constroem os favos, o apicultor pode acompanhar o trabalho das abelhas e protegê-las contra doenças ou inimigos.

O presidente da Associação dos Produtores de Mel de Xanxerê, Modesto de Martini, falou sobre a importância desta data.

– Com muito orgulho eu sou o presidente da Apromex de Xanxerê, hoje estamos com 22 associados ativos e é gratificante falar sobre apicultura, sobre abelhas, pois elas estão a milhares de anos a nossa frente, a sua inteligência é superior a nossa, então é com prazer que somos apicultores. Não é somente a questão de produzir mel, mas também todo o meio ambiente que elas polinizam e são extremamente importantes – comenta Modesto.

Ele também lembra da importância dos cuidados que os apicultores têm agora no inverno, quando não há floradas e o alimento para as colmeias fica escasso.

– Nós a tratamos no inverno, porque não há floradas, então é a hora de nós cuidarmos delas, durante o calor elas produzem para nós e agora nós as ajudamos a sair dessa fase difícil do inverno, com chuvas e frio – diz.

Essa é a real importância do apicultor, ele não apenas cria abelhas para extrair seu mel, mas cuida das abelhas para que estejam sempre a produzir, a polinizar a natureza, a favorecer as plantações e a florescer o mundo.

Deixe seu comentário