Comunidade

Lance Notícias | 10/11/2020 16:23

10/11/2020 16:23

91666 visualizações

Presidente da Associação dos Despachantes fala sobre o encerramento da arrecadação do IPVA

Os proprietários de veículos com placas que terminam em 9, que optaram por pagar o IPVA parcelado, quitaram a terceira, e última, parcela nesta terça-feira (10), assim como os contribuintes com veículos placas final 0, que efetuaram o pagamento da segunda parcela do imposto, também nesta terça-feira. Em 2020, os catarinenses estão pagando, em média, […]

Presidente da Associação dos Despachantes fala sobre o encerramento da arrecadação do IPVA

Os proprietários de veículos com placas que terminam em 9, que optaram por pagar o IPVA parcelado, quitaram a terceira, e última, parcela nesta terça-feira (10), assim como os contribuintes com veículos placas final 0, que efetuaram o pagamento da segunda parcela do imposto, também nesta terça-feira.

Em 2020, os catarinenses estão pagando, em média, 2,4% a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda como base de cálculo.

Em Xanxerê, o presidente da Associação dos Despachantes da Região de Xanxerê, Ademir Luiz Possamai, disse que Santa Catarina é um dos Estado com menor inadimplência na arrecadação deste imposto.

– A inadimplência com relação ao IPVA é uma das mais baixas da federação. Isso deve-se ao trabalho presente dos despachantes junto aos usuários, no sentido de orientação, informação e cobrança do imposto, que faz com que o usuário não pague multas e o Estado não deixe de arrecadar. No ano passado, por exemplo, a inadimplência foi irrisória, em torno de 4 a 5%, e nesse ano não deve estar diferente, mesmo com a pandemia os impostos estão sendo arrecadados normalmente – disse ele.

Segundo ele, os despachantes de todo o Estado são bastante atuantes junto aos usuários, neste sentido.

– Hoje fazemos o recolhimento dos pagamentos diretamente nos escritórios e a emissão do documento no mesmo momento do pagamento. Então, facilitamos bastante a vida dos usuários neste sentido – comentou.

A arrecadação do IPVA 2020 está chegando ao fim, o próximo vencimento, que deve ocorrer em 10 de dezembro, é referente a terceira e última das placas com final 0. Assim, os novos parcelamentos devem acontecer a partir do mês de janeiro de 2021, quando os veículos de placas final 1 devem realizar os recolhimentos.

Se você tem dúvidas quanto ao pagamento, parcelamento ou valor do seu IPVA, ou ainda precisa emitir o documento já pago do seu veículo, entre em contato com um despachante e receba o auxílio necessário.

Para contato com Ademir, ligue (49) 3433-1691.

Deixe seu comentário