Saúde

Lance Notícias | 18/05/2020 14:11

18/05/2020 14:11

60723 visualizações

Saiba quais são as orientações nutricionais para enfrentar a Covid-19

Em meio a pandemia da Covid-19 e seguindo a principal orientação do Ministério da Saúde que é ficar em casa, além do uso das máscaras e álcool em gel, saiba que a sua alimentação é extremamente importante neste conjunto de proteção. Segundo a nutricionista Lidiâne de Rossi a hidratação adequada é uma das principais aliadas […]

Saiba quais são as orientações nutricionais para enfrentar a Covid-19

Em meio a pandemia da Covid-19 e seguindo a principal orientação do Ministério da Saúde que é ficar em casa, além do uso das máscaras e álcool em gel, saiba que a sua alimentação é extremamente importante neste conjunto de proteção.

Segundo a nutricionista Lidiâne de Rossi a hidratação adequada é uma das principais aliadas no combate às infecções virais, pois os vírus podem fazer com que você perca o apetite, causando assim a desidratação.

– Além disso, água potável é essencial para lavar bem as mãos, lavar as frutas e hortaliças, cozinhar e lavar os utensílios. E para tornar a água segura no preparo das refeições, para a lavagem de frutas e hortaliças o indicado é ferver, filtrar e desinfetar usando de duas a cinco gostas de hipoclorito de sódio a cada 1L de água – explica.

Os probióticos e prebióticos também são importantes, pois são o conjunto de bactérias benéficas que tem papel essencial no nosso sistema imunológico.

– Para ingerir fibras prebióticas que são alimentos para as bactérias intestinais, aposte em frutas, legumes, verduras, aveia, e outros cereais integrais. Prefira os alimentos sempre in natura, ou minimamente processados – diz a nutricionista.

Já os probióticos são os micro-organismos que devem ser recomendados por nutricionistas ou profissionais da saúde.

– Todas as vitaminas e minerais são essenciais para fortalecer a imunidade, o prato colorido é a melhor opção, não podendo esquecer de alimentos de origem animal que são fontes de zinco, as leguminosas e oleaginosas e verduras folhosas que são fontes de magnésio, e de importante ingestão nesse período – comenta.

A não pode-se deixar de fora as frutas cítricas como laranja, mexerica, maracujá, limão e abacaxi, que são fontes ricas em vitamina C.

– Lembre-se sempre de conservar os alimentos a temperaturas seguras, esses cuidados são fundamentais para combater vírus e outros patógenos. Os vírus e bactérias causadores de doenças podem se multiplicar rapidamente se os alimentos estiverem a temperatura ambiente, mantenha a temperatura abaixo de 5ºC ou acima de 60ºC – explica.

Outras dicas da nutricionista são:

– Prefira se alimentar em lugares tranquilos e limpos, e ao comer fora prefira locais que façam a comida na hora, e que garantam a higienização correta dos alimentos, utensílios, mesas e cadeiras. Faça suas compras em locais que tenham maior variedade de alimentos in natura e em casa faça a higienização correta – finaliza.

Deixe seu comentário