Agricultura

Lance Notícias | 21/07/2021 16:20

21/07/2021 16:20

71684 visualizações

SC conquista IG com a produção do Mel de Melato da Bracatinga que é excelente nos benefícios à saúde

Você sabia que nessa terça-feira (20), Santa Catarina conquistou a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem do Planalto Sul Brasileiro? Essa é a quinta IG do território catarinense, uma conquista incrível que mostra a singularidade e qualidade do produto. A presidente da Epagri comenta sobre o reconhecimento […]

SC conquista IG com a produção do Mel de Melato da Bracatinga que é excelente nos benefícios à saúde

Você sabia que nessa terça-feira (20), Santa Catarina conquistou a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem do Planalto Sul Brasileiro? Essa é a quinta IG do território catarinense, uma conquista incrível que mostra a singularidade e qualidade do produto.

A presidente da Epagri comenta sobre o reconhecimento do produto e destaca.

— Essa IG é a comprovação da excelência do mel produzido no nosso Planalto Sul Brasileiro. Coroa também, o trabalho pioneiro da Epagri, de reconhecer e documentar a importância desse produto que, por suas características, já se destaca internacionalmente — ressalta, Edilene Steinwandter.

O mel de melato da bracatinga é fabricado pelas abelhas a partir do líquido açucarado que um inseto chamado cochonilha produz ao se alimentar da seiva da bracatinga, uma espécie arbórea nativa do Brasil.

Estudos pioneiros com mel de melato da bracatinga da região demarcada demonstraram que ele possui características diferenciadas em relação aos méis florais e de melato de outras origens.

Mas seu grande diferencial são os efeitos benéficos à saúde devido à presença de compostos bioativos e potencial antioxidante. O mel de melato apresenta ainda menores quantidades de frutose e glicose e não cristaliza como o mel floral. Em Santa Catarina, 95% da produção desse mel é exportada.

O profissional da Epagri/Ciram pontua que a busca pela IG teve por objetivo destacar as qualidades do produto, de modo a aumentar o mercado nacional, garantir a qualidade e a procedência ao consumidor final e preço justo aos produtores.

— Mas, sobretudo, a ação tem a finalidade de promover e estimular a organização e o desenvolvimento do território onde é produzido, garantindo geração de renda e qualidade de vida aos apicultores locais — destaca Everton.

A conquista dessa IG valoriza o trabalho e a dedicação dos apicultores catarinenses, gaúchos e paranaenses, que são verdadeiros exemplos de que a agricultura familiar do Sul do país é empreendedora, dinâmica e de muita qualidade.

Essa IG, que agrega os estados do Sul do país, pode apoiar não só a geração de valor ao produto, mas, sobretudo, agregar valor ao território, estimulando a geração de novos negócios e integrando setores como o agro, a gastronomia e o turismo.

 

Deixe seu comentário