Esporte

Lance Notícias | 25/05/2022 16:00

25/05/2022 16:00

58492 visualizações

Time de Goalball da Apadavix Xanxerê irá competir no Regional Sul em Londrina

Apadavix Xanxerê irá para Londrina competir o Regional Sul de Goalball nos dias 2 a 5 de junho, sendo um classificatório para o nacional, se o time ficar campeão eles serão classificados para a série “A”, agora se ficarem entre os quatro a classificação será série “B”, sendo 9 equipes competindo. Jean Carlos Lemos é […]

Time de Goalball da Apadavix Xanxerê irá competir no Regional Sul em Londrina

Apadavix Xanxerê irá para Londrina competir o Regional Sul de Goalball nos dias 2 a 5 de junho, sendo um classificatório para o nacional, se o time ficar campeão eles serão classificados para a série “A”, agora se ficarem entre os quatro a classificação será série “B”, sendo 9 equipes competindo.

Jean Carlos Lemos é professor de Educação Física da Apadavix e também é treinador de Goalball, sendo um esporte praticado por atletas que possuem deficiência visual (cegos e de baixa visão).

Ele comenta que todos os comandos são em inglês, no sentido de universalizar o jogo. Desta maneira, convida todos que tiverem interesse em participar. A Apadavix faz parte da região amai conseguindo ter vários atletas de municípios diferentes, caso tenha interesse em fazer parte do time pode ir até a associação e realizar o cadastro.

Os treinos de Goalball é realizado toda quarta-feira e sexta-feira no período da tarde.

O Lance Notícias em contato com Cleisson Muczinski, atleta do time que é de baixa visão fala sobre como o esporte o ajudou.

— Eu tenho uma doença genética de visão que vai piorando com o tempo, de certa forma no começo foi difícil, a ideia de não ver mais era algo que me incomodava. Entretanto, com o Goalball, esse esporte que me ajudou muito, pois com ele comecei a me exercitar, a sair mais de casa. Já faz um ano que estou treinando e estou adorando esse esporte, aumentou muito minha qualidade de vida! — comenta.

Confira algumas características do jogo:

A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

Deixe seu comentário