vitta cardio menu

Tradição de Família: a produção de derivados de cana que já existe há mais de 15 anos

Raquel Sarmento | Cultura | 29/06/2020 14:03
Tradição de Família: a produção de derivados de cana que já existe há mais de 15 anos
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 20565

A Família Schwade Girotto reside no município de Marema, a cerca de 45 minutos de Xanxerê, desde 1966, e sempre produziu melados e doces conhecidos como chimia e marmelada para o consumo próprio.

Judite Maria Schwade Girotto, conta que em 2004, a família adquiriu uma propriedade na qual havia uma grande plantação de cana, e então decidiu tentar fazer açúcar, e se caso desse certo, venderiam o excedente. E deu certo!

– Como tivemos sucesso com as vendas, desde então, todo ano aumentamos a produção e adquirimos novas variedades de cana para a produção. O principal produto é o açúcar, muito consumido na região, mas também fazemos melado e marmelada – contou ela.

No ano passado a família produziu mais de 1900 kg dos derivados da cana. A principal época de produção é entre os meses maio e agosto, mas sempre é deixada uma quantidade de cana para reserva, caso falte para as outras épocas do ano, conforme ela explica.

A mão de obra é familiar, ocupando-se da produção os avós, dona Judite e seu esposo e os filhos.

– Todos trabalham nisso. Essa atividade é uma renda extra para a família nessa época do ano, porém, há muito trabalho manual e é preciso muita paciência para produzir os derivados – comentou.

Quando perguntada sobre a sequência da produção, se será passada para a próxima geração, ela contou que depende dos filhos essa decisão.

– Nossos filhos participam hoje da produção, e vai depender deles futuramente a opção de continuar ou não – disse ela.

 

Deixe seu comentário