Vídeo: overtraining pode causar diversas consequências ao corpo. Entenda!

11 de janeiro de 2019 11:30
Esporte em destaque , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vídeo: overtraining pode causar diversas consequências ao corpo. Entenda! Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação)

O overtraining é uma condição em que o corpo não se recupera de uma atividade física excessiva que o corpo fez. Mais comum em atletas que buscam uma performance melhor, ele pode causar diversas consequências ao corpo.

De acordo com o ortopedista e traumatologista Lourival Landgraf Junior, ele pode acontecer por conta da combinação de dois fatores: aumento da frequência e intensidade dos treinos sem um tempo de descanso adequado para o corpo.

– Muitas vezes as pessoas buscam resultados rápidos e acabam se prejudicando ao invés de conseguir o que querem. Isso porque, a Síndrome de Overtraining pode causar, dentre outras consequências, a perda de massa muscular – explica.

O profissional destaca que isso pode ser ocasionado também pela prática de exercícios e uma má alimentação, consumindo produtos que não fornecem a energia necessária para o corpo.

Dentre os sintomas, os principais são: cansaço, fadiga, insônia e alterações hormonais. Inclusive, nas mulheres, essas alterações podem causar problemas também na fertilidade, uma vez que isso pode desregular o ciclo menstrual e ovulação.

O ideal é que, antes de iniciar uma atividade física, a pessoas busque um profissional, realize exames e tenha alguém que a oriente para uma rotina de treinos que não a prejudique.

Confira mais detalhes no vídeo:


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais