Animais

Lance Notícias | 18/05/2022 11:01

18/05/2022 11:01

64021 visualizações

Você sabe quais os cuidados devem ser realizados com os cães no inverno?

Neste período de frio que se inicia, seu cão pode sentir mais frio do que você, mas é necessário se atentar a alguns sinais. Desta maneira, cachorros mais idosos e de pelos curtos sofrem mais nesta estação do ano. Preste atenção aos sinais que seu cãozinho dá. Se o seu animal aparentar estar inquieto, tremendo, […]

Você sabe quais os cuidados devem ser realizados com os cães no inverno?

Neste período de frio que se inicia, seu cão pode sentir mais frio do que você, mas é necessário se atentar a alguns sinais.

Desta maneira, cachorros mais idosos e de pelos curtos sofrem mais nesta estação do ano.

Preste atenção aos sinais que seu cãozinho dá. Se o seu animal aparentar estar inquieto, tremendo, ansioso ou com dificuldades de se movimentar, leve-o para dentro de casa imediatamente e o aqueça. Os animais dão sinais claros e podem estar com princípio de hipotermia.

Durante o inverno a alimentação deles deve ser maior, pois o organismo do animal acaba gastando mais energia para manter-se aquecido. Se necessário, aumente a quantidade de alimento oferecido ao cão.

O Lance Notícias em contato com Vagner Pacheco Ribeiro, Zootecnista e proprietário do Cantinho Dos Cães fala um pouco sobre o tema.

— Cães e gatos sentem frio pois são animais de sangue quente e precisam se esquentar. Portanto, alguns cuidados são necessários, para que não ocorra nenhum mal à saúde deles. Pensando que, a falta de cuidado no inverno pode ocasionar alguns riscos respiratórios, por conta do frio e umidade. Entretanto, é possível notar quando estão com frio eles se encolhem, as patas ficam bem geladas, as orelhas e focinhos também, os pequenos de pelo curto chegam até a tremer — afirma.

Vale ressaltar, que elevar sua casinha para deixar mais longe do solo com o intuito de diminuir a umidade é um bom feito, agasalhar e verificar a chegada de vento no animal é super necessário, caso aja muita circulação de vento onde o cão se encontra, deixe-o dormir dentro de casa nos dias de maiores ventanias e frio.

— Eles são nossos companheiros fieis e temos que cuida-los, eles sentem frio, fome, felicidade e tristeza. Deve se ter noção de que são vidas e para muitos fazem parte da família! Em Xanxerê o inverno normalmente é rigoroso então não deixe de aquecer os animais e dar os cuidados necessários — finaliza.

Deixe seu comentário