Xanxerê

Lance Notícias | 30/09/2022 10:23

30/09/2022 10:23

45009 visualizações

Xanxerê lança na próxima semana programa Pacto pela Inovação

A Administração Municipal de Xanxerê, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançará na próxima quinta-feira (06), às 18h30, o programa Pacto pela Inovação, que é um movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. A solenidade será realizada na BTA Aditivos e consistirá de pronunciamento […]

Xanxerê lança na próxima semana programa Pacto pela Inovação

A Administração Municipal de Xanxerê, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançará na próxima quinta-feira (06), às 18h30, o programa Pacto pela Inovação, que é um movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. A solenidade será realizada na BTA Aditivos e consistirá de pronunciamento de lideranças locais e assinatura do pacto pelo poder público, entidades empresariais e iniciativa privada.

O objetivo é criar condições para que Xanxerê se transforme em um polo de referência em inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O programa prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o Poder Público, a iniciativa privada e entidades e organizações vinculadas à sociedade civil. A ideia é unir as forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.

Pelo Pacto pela Inovação de Xanxerê pretende-se fomentar e promover o talento empreendedor e inovador; valorizar a pesquisa e a inovação aberta; integrar fontes de financiamento da inovação e do empreendimento, fundos de investimentos e compras públicas; criar um ambiente favorável aos negócios a partir do marco legal, da lei de inovação local e incentivos regionais; internacionalizar a inovação por eventos e soft landings (desaceleração cíclica) e revitalizar o espaço urbano.

A secretária de desenvolvimento econômico Elisiane Silveira explica que o pacto se articula mediante a formação de um petit comitê (composto por representantes da quádrupla hélice de inovação – Poder Público, academia, setor empresarial, sociedade civil organizada) e o comitê estratégico (composto por diversas entidades, universidades, sociedade civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Ministério Público, empresários, Sistema S, Administração Municipal, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas). Esse grupo identificará desafios, priorizará iniciativas, impulsionará projetos e soluções. Todos os projetos terão um permanente sistema de monitoramento e avaliação a fim de mitigar os riscos e assegurar os resultados.

– Esperamos que esses representantes consigam compreender que pactuar pela inovação não é apenas assinar um documento, mas sim trabalhar a fundo, costurar e alinhar ações com todas as entidades e realizar ações inovadoras, trazendo para o município os princípios dos processos inovadores. Xanxerê é uma cidade que, ao longo dos últimos anos, entendeu que para melhorar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos, é primordial incentivar a inovação – analisa Elisiane ao destacar a atuação do ecossistema de inovação local que atua na elaboração de projetos que melhorem as condições de geração de renda, emprego e qualidade de vida.

O Pacto pela Inovação de Xanxerê também é fruto das medidas implementadas pelo projeto-piloto estadual Cidade Inovadora, que integra as soluções disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. As ações realizadas estão fundamentadas nos pilares de segurança, inclusão social, inteligência colaborativa, inovação e qualidade de vida para toda a comunidade. Em Santa Catarina a proposta é realizada ainda em Criciúma, Mafra e Rio do Sul. O gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, reforça que todo esse trabalho está voltado a fomentar a inovação, abrir caminhos para a criação de novos ecossistemas e transformar a cidade em polo tecnológico por meio do incentivo ao empreendedorismo, da melhoria do ambiente regulatório e do fortalecimento da matriz econômica a partir da tecnologia.

Deixe seu comentário