O município de Xanxerê apresenta um número consideravelmente alto com relação aos animais abandonados nas ruas do município. O Lance Notícias foi procurado por alguns xanxerenses que buscam por uma alternativa para a situação. Com base nas informações obtidas por parte dos moradores conversamos com responsável pelas zoonoses de Xanxerê, Alcedir Rama que disse que […]
O município de Xanxerê apresenta um número consideravelmente alto com relação aos animais abandonados nas ruas do município. O Lance Notícias foi procurado por alguns xanxerenses que buscam por uma alternativa para a situação.
Com base nas informações obtidas por parte dos moradores conversamos com responsável pelas zoonoses de Xanxerê, Alcedir Rama que disse que conforme previsto em lei, o município está viabilizando o credenciamento de empresas para realizar procedimentos como castrações e atendimentos de emergência, mas que não existe um local ou uma equipe para realizar o recolhimento destes animais.
— Com relação aos animais com tutores de baixa renda, cadastrados no Cadunico do município, temos convênio com a UNOESC para procedimentos e cuidados — explica.
O município possui há cerca de um ano o Conselho Tutelar dos Animais, a equipe de jornalismo do Lance Notícias tentou contato com os responsáveis para saber se existe alguma providência que possa ser tomada por parte deste departamento, mas nenhuma informação foi repassada.