O município de Xanxerê recebeu uma cota definida de vacinas contra a Covid-19, segundo informações apuradas pelo Grupo Lance Notícias. Agora incluída no calendário básico de vacinação de rotina, a nova vacina será administrada de forma regular, sem a necessidade de campanhas específicas ou metas estabelecidas.
A Secretaria de Estado da Saúde recebeu 50 mil doses da vacina Serum, fornecida pela farmacêutica Zálika, para o combate à Covid-19. Os imunizantes, parte de um novo lote entregue pelo Ministério da Saúde, já começaram a ser distribuídos para as regionais de Saúde e estarão disponíveis nos municípios a partir da próxima semana.
Por se tratar de um novo imunizante, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) está orientando as equipes e atualizando os protocolos técnicos de imunização. A Serum apresentou eficácia e segurança nos testes e traz vantagens logísticas, como a conservação simplificada em temperaturas de +2°C a +8°C, o que facilita o transporte e armazenamento.
A vacina é destinada a pessoas acima de 12 anos e foi incluída no calendário de vacinação para idosos, gestantes e grupos prioritários, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e trabalhadores da saúde. Crianças continuarão recebendo os imunizantes da Pfizer ou Moderna, conforme orientação do diretor da DIVE, João Augusto Fuck.
O Ministério da Saúde também forneceu aos estados um documento com diretrizes específicas para a aplicação das novas vacinas contra a Covid-19, reforçando a estratégia de imunização em todo o país.
O município de Xanxerê recebeu uma cota definida de vacinas contra a Covid-19, segundo informações apuradas pelo Grupo Lance Notícias. Agora incluída no calendário básico de vacinação de rotina, a nova vacina será administrada de forma regular, sem a necessidade de campanhas específicas ou metas estabelecidas. A expectativa é atender todos os que necessitam da imunização, tratando-a como qualquer outra vacina do calendário nacional. As unidades de saúde de Xanxerê já estão preparadas para distribuir as doses conforme os protocolos de vacinação contínua, garantindo o acesso à proteção contra a Covid-19 de maneira simplificada e contínua.