Lance no Campo

Gabriella Narcizo | 26/02/2025 16:05

26/02/2025 16:05

3784 visualizações

Agricultores podem renegociar dívidas com descontos de até 96% através do Programa Desenrola Rural

A partir de 24 de fevereiro de 2025, entrou em vigor o Decreto 12.381/2025, instituindo o Programa Desenrola Rural, que possibilita a renegociação de dívidas de crédito rural com descontos significativos, chegando a até 96%

A partir de 24 de fevereiro de 2025, entrou em vigor o Decreto 12.381/2025, instituindo o Programa Desenrola Rural, que possibilita a renegociação de dívidas de crédito rural com descontos significativos, chegando a até 96%. O programa beneficia agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas com dívidas no Incra, no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e na Dívida Ativa da União (DAU).

Em Chapecó (SC), a primeira Guia de Recolhimento da União (GRU) foi emitida com 90% de desconto para um casal de agricultores do assentamento São Luiz I, que, ao invés de pagar quase sete mil reais, agora quita a dívida por cerca de 600 reais. O superintendente regional do Incra/SC, Dirceu Dresch, destacou que esta política visa regularizar a situação de agricultores que enfrentaram dificuldades para quitar seus créditos.

O programa oferece descontos diferenciados de acordo com a modalidade do crédito: até 96% para dívidas habitacionais, 90% para crédito apoio inicial, 80% para fomento e 50% para modalidades como cacau e recuperação ambiental. A renegociação pode ser feita até 31 de dezembro de 2025, com a geração de guias na Sala da Cidadania do Incra ou pelo contato com unidades locais.

Além das dívidas com o Incra, o programa também contempla o Pronaf, com renegociação das dívidas contratadas entre 2012 e 2022, e dívidas inscritas na DAU, com acesso ao site de regularização.

O Desenrola Rural ainda oferece crédito rural para beneficiários negativados, desde que a dívida não ultrapasse R$ 20 mil.

Deixe seu comentário