Procedimentos terão início no dia 11
A Secretaria de Saúde de Xanxerê deu início, neste mês de outubro, às avaliações médicas das mulheres que aguardam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para a inserção do dispositivo intrauterino (DIU). A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa, campanha de prevenção e cuidado à saúde da mulher.
Para a realização do procedimento, é necessário que a paciente já esteja cadastrada na fila de espera e apresente o exame de citopatologia oncótica (preventivo) atualizado, realizado nos últimos 12 meses.
As consultas iniciais estão sendo conduzidas pelo médico Marcelo Tedesco, responsável por esclarecer às pacientes como funciona a inserção do DIU, os riscos e benefícios do método, além de orientar sobre possíveis efeitos colaterais. Durante a avaliação, também é feita a análise dos critérios clínicos e possíveis contraindicações. As mulheres consideradas aptas serão encaminhadas para o agendamento do procedimento, que terá início no dia 11 de outubro.
De acordo com a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, a ação tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos de longa duração e assegurar o direito à saúde reprodutiva das usuárias do SUS. “Essa iniciativa fortalece o cuidado integral com a saúde da mulher e garante que mais pacientes possam ter acesso a métodos contraceptivos seguros e gratuitos.”
O dispositivo intrauterino é um método seguro, reversível e de longa duração, sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das opções mais eficazes de planejamento familiar.