Imprensa

Gabriella Narcizo | 19/08/2026 09:26

19/08/2026 09:26

389 visualizações

Câmara de Xanxerê debate combate à violência e aprova projetos durante sessão

Encontro também teve aprovação de créditos para o município, moção de aplausos à Associação Gambaré e indicações para melhorias em diferentes bairros

A Câmara Municipal de Xanxerê realizou, na segunda-feira (17), mais uma sessão ordinária, conduzida pelo presidente Claudemir Fernandes, o Calebe. O principal tema debatido foi o combate à violência contra crianças, mulheres e pessoas idosas, com a apresentação do projeto “Quebrando o Silêncio”, além da votação de projetos, moção de aplausos e indicações ao Executivo.

Durante a sessão, o pastor Havviwel Fontana Continho, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, apresentou o projeto “Quebrando o Silêncio”, iniciativa voltada à orientação da comunidade, à prevenção de diferentes formas de violência e ao incentivo às denúncias.

Os vereadores destacaram a importância da atuação conjunta de famílias, escolas, entidades, igrejas e poder público para fortalecer a proteção de crianças, mulheres e idosos vítimas ou em situação de vulnerabilidade.

Projetos são aprovados

Também durante a sessão, foram aprovados por unanimidade dois projetos encaminhados pelo Poder Executivo para a abertura de créditos suplementar e especial no orçamento municipal.

Em primeira votação, foi aprovado o projeto de autoria do presidente Calebe que declara de utilidade pública o Clube de Tiro Egídio Bota. A proposta reconhece as atividades esportivas e sociais desenvolvidas pela entidade.

Os vereadores aprovaram ainda uma moção de aplausos à Associação Gambaré, em reconhecimento aos mais de 30 anos de atuação comunitária. Entre as ações destacadas estão a doação de equipamentos ortopédicos, a entrega de cestas básicas e o apoio para realização de consultas, exames e procedimentos de saúde.

Indicações tratam de melhorias nos bairros

Sete indicações ao Poder Executivo também foram aprovadas durante a sessão. As solicitações envolvem serviços de pavimentação e manutenção de ruas, limpeza de bueiros, instalação de placas de identificação e melhorias relacionadas a problemas de saneamento.

As demandas abrangem os bairros Veneza, Vista Alegre, Castelo Branco, Jardim Tarumã e São Romero.

Ao final da sessão, foi reforçado o convite para a ação do Agosto Lilás, marcada para esta sexta-feira, das 9h às 11h, no Chafariz, em frente ao antigo SESC.

A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Xanxerê está marcada para o dia 24 de agosto, às 18h30.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.