Doenças psicossomáticas estão relacionadas às emoções, pensamentos e sentimentos.
As emoções incontroladas, como ansiedade, tristeza, raiva, estresse, dentre outras, quando descontroladas, causam desequilíbrios mentais e, estes, sobrecarregam as funções orgânicas atrapalhando o funcionamento do corpo.
Ou seja, a saúde emocional interfere diretamente no funcionamento do corpo. Emoções não cuidadas e tratadas adequadamente desencadeiam doenças físicas.
Doenças psicossomáticas atuam como um sinal avisando que algo não está bem e requer atenção.
Como identificá-las?
As doenças psicossomáticas apresentam sintomas físicos associados a desordens emocionais. É necessária uma avaliação com profissionais capacitados, muitas vezes, a avaliação requer a atenção de mais de um profissional – médico e psicólogo.
Os principais sintomas associados a estas doenças estão relacionados aos problemas de pele, como alergias, doenças cardíacas e estomacais. Confira a seguir:
- Gripes e resfriados constantes.
- Gastrite nervosa.
- Enjoos.
- Sudorese.
- Alergias diversas.
- Dores de estômago.
- Dores no peito, palpitação e alteração na pressão arterial.
- Herpes.
- Enxaquecas.
- Constipação.
- Falta de ar constante.
Como tratar?
Após o diagnóstico, é necessária intervenção para melhora do quadro clínico e psicológico. Tratando as desordens emocionais, naturalmente, os sintomas físicos desaparecem.
O apoio psicológico é o ponto de partida para minimizar os desajustes emocionais que alimentam a dor física.
As doenças psicossomáticas também podem ser prevenidas por meio da manutenção da saúde emocional.
Esteja atento às suas emoções e cuide delas, pratique atividade física, fale sobre o que pensa e sente, mantenha relacionamentos saudáveis, respire e medite.
E quando perceber que algo está errado pode ser seu corpo pedindo ajuda. Procure um psicólogo, ele está capacitado para te ajudar a cuidar do que está causando dor e sofrimento.
Fabiane Padova
Psicóloga Clínica – CRP12/16382
(49)9 9999-9339