Um dos pedidos frequentes dos moradores do munícipio de Xanxerê é por melhorias nas estradas da cidade, tanto nas áreas rurais, quanto nos bairros. O problema se intensifica ainda mais em períodos chuvosos, tornando o deslocamento dificultoso. Um dos principais motivos para que as estradas ainda não tenham sido arrumadas, de acordo com os responsáveis, […]
Um dos pedidos frequentes dos moradores do munícipio de Xanxerê é por melhorias nas estradas da cidade, tanto nas áreas rurais, quanto nos bairros. O problema se intensifica ainda mais em períodos chuvosos, tornando o deslocamento dificultoso.
Um dos principais motivos para que as estradas ainda não tenham sido arrumadas, de acordo com os responsáveis, seria o desfalque no parque de máquinas da Prefeitura Municipal de Xanxerê. Buscando trazer respostas para a população e um novo parecer sobre esse cenário, a redação do Lance Notícias entrou em contato com o secretário de Obras da prefeitura, Leandro Marzari da Silva.
Buscando posicionar melhor os fatos, foi possível através do secretário de obras, obter uma relação completa de todas às máquinas que estão na garagem da prefeitura. São aproximadamente 23 máquinas no total, mas apenas 18 estão em funcionamento. Confira na íntegra:
MARROEIRO: 1 unidade – em funcionamento;
CARREGADEIRA: 2 unidades – uma em funcionamento e outra parada devido a avarias (aguardando manutenção);
ESCAVADEIRA HIDRAULICA: 3 unidades – as três em funcionamento;
RETROESCAVADEIRA: 2 unidades – uma em funcionamento e outra parada devido a avarias (aguardando manutenção);
MOTONIVELADORA: 4 unidades – três em funcionamento e uma parada devido a avarias (em manutenção);
ROLO COMPACTADOR: 2 unidades – os dois em funcionamento;
CAMINHÃO CAÇAMBA: 5 unidades – quatro em funcionamento, sendo que um dos caminhões foi cedido para a Defesa Civil Municipal para transporte de água nas propriedades rurais e outro está parado devido a avarias (aguardando manutenção);
CAMINHÃO PRANCHA: 1 unidade – em funcionamento (utilizado para transporte das máquinas);
CAMINHÃO LIMPA FOSSA: 1 unidade – em funcionamento (utilizado para limpeza de fossas sépticas de edificações públicas);
CAMINHÃO COM CARROCERIA COM TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 1 unidade – em funcionamento (utilizado para transporte de combustível nos locais de trabalho no interior);
CAMIONETE COM CARROCERIA: 1 unidade – parada devido a avarias (aguardando manutenção).
Os caminhões localizados no parque de máquinas retornam todos os dias para a garagem, já as máquinas retornam para a garagem quando estão em serviços próximos à cidade ou quando finalizam um trabalho. Porém, quando estão em trabalhos distantes da cidade e que tem continuidade no próximo dia, são alocadas em propriedades próximas ao local de trabalho durante a noite no pátio junto às moradias do interior.
Leandro Marzari, após ser questionado sobre qual valor é gasto com combustíveis para mantê-las, afirma que existe um sistema eletrônico responsável pelo controle de combustíveis, que é ligado diretamente a uma bomba de abastecimento, localizada no pátio interno da garagem da prefeitura.
– A bomba só libera para abastecimento mediante aproximação de um cartão magnético que fica com o servidor responsável pelo abastecimento. Este sistema é o mesmo utilizado em postos de combustíveis comerciais. Cada abastecimento, após a finalização do processo na bomba, é registrado em um banco de dados do sistema instalado em um computador na garagem. O sistema foi implantado há pouco tempo, no início deste ano, e visa controlar todas as saídas de combustível para as máquinas pesadas e caminhões da garagem e também para as ambulâncias da saúde e veículos com motor diesel da prefeitura – o secretário pontua.
Como já relatado pelo Lance Notícias, algumas máquinas estão quebradas e fora de funcionamento, para entender essa questão, é necessário buscar o responsável pela manutenção delas e qual o motivo das máquinas ainda não terem sido concertadas, visando obter mais agilidade nas suas práticas e retomar às obras necessárias no munícipio de Xanxerê.
– O processo de reparação de danos ou manutenção periódica das máquinas pesadas e caminhões do parque de máquinas da prefeitura é feito por empresas terceirizadas, contratadas por meio de processo licitatório. Sempre que ocorre um problema em uma das máquinas ou caminhões, ou é atingida a quilometragem ou tempo para realização de manutenção periódica, um colaborador da prefeitura, que é responsável pela manutenção e controle de frota, comunica a empresa responsável pela manutenção do veículo ou máquina a ser reparada ou revisada para elaboração de orçamento para realização dos serviços necessários, cujo processo é acompanhado pela responsável da prefeitura.
Essa inspeção para elaboração do orçamento é feita normalmente na oficina da empresa contratada, salve impossibilidade de levar o equipamento danificado na hora.
O orçamento é feito diretamente em um sistema que é acessado na prefeitura (Gestão de Frotas GAX), nesse sistema existe um banco de dados de peças com valores tabelados, bem como relação de serviços de mão de obra com valores contratados por meio de processo licitatório, de forma que o orçamento é gerado diretamente neste sistema com valores referenciados.
Após a finalização, o orçamento é revisado pelo responsável pela manutenção e controle de frota da prefeitura, o qual atesta os serviços a serem realizados e peças a serem substituídas se for o caso, e em seguida encaminha o orçamento para o superior responsável pelo ordenamento de despesas da Secretaria de Obras para verificação da disponibilidade financeira para realização do serviço, de forma que sendo autorizada a despesa, encaminha o orçamento aprovado para o Setor de Compras da Prefeitura para emissão da Autorização de Fornecimento para a empresa que fará o serviço, e só com este documento poderá realizar o serviço tal qual orçado.
Em caso de necessidade de acréscimo de serviços, constatado apenas no processo de manutenção ou reparo, este somente poderá ser realizado com autorização, da mesma forma como descrito anteriormente, com elaboração de orçamento e aprovação do mesmo.
No momento estamos com uma carregadeira, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba parados devido a avarias. A motoniveladora já está na oficina para execução dos reparos necessários, já os demais equipamentos estão no pátio interno da garagem da prefeitura aguardando elaboração de orçamento e ou autorização para realização de reparos – conta, Leandro.
Questionado sobre quais empresas terceirizadas seriam responsáveis pela manutenção das máquinas, o secretário de Obras não soube repassar a informação, pois segundo ele, existem vários contratos e muitos lotes.
